The construction of knowledge in nursing / A construção do conhecimento na Enfermagem

Liliana Maria Labronici

Resumo


A construção do conhecimento na Enfermagem é uma fantástica e instigadora busca incessante e necessária, em função do rápido avanço tecnológico e do processo de globalização que temos vivenciado. Sob essa perspectiva, a pesquisa pode ser considerada uma estratégia que além de gerar novos conhecimentos, contribui para o fortalecimento da ciência da Enfermagem e para a profissão.

Há que se destacar que a produção de conhecimento gerada pelo desenvolvimento de pesquisas dá maior visibilidade e reconhecimento à Enfermagem, possibilita uma prática de cuidado fundamentada em conhecimentos atualizados e, consequentemente, deve propiciar uma qualidade diferenciada.

Os artigos que fazem parte deste número especial mostram a utilização da metanálise, da revisão integrativa e revisão sistemática da literatura como recursos que podem ser utilizados na busca de respostas para diferentes objetos de estudos. Além disso, ao compartilharem as pesquisas desenvolvidas, as pesquisadoras contribuíram para a ampliação e construção do conhecimento.

Pesquisar com competência técnica, ética, e garantir qualidade nas investigações significa fazer ciência com rigor. Todavia, a Enfermagem necessita que o conhecimento obtido, possa efetivamente ser aplicado na prática, vez que teoria e prática caminham entrelaçadas, em um processo no qual uma alimenta a outra.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i5.1716

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: