Percepção de enfermeiras sobre as relações interpessoais na consulta de enfermagem

Inez Sampaio Nery, Ivanilda Sepulveda Gomes, Samara Dourado Santos Moraes, Lívia Maria Melo Viana

Resumo


A enfermeira, ao estabelecer relações sociais com o assistido, deve evitar a superficialidade nesse atendimento, demonstrarinteresse mais amplo pelo que o cliente fala. Os objetivos foram descrever a percepção das enfermeiras sobre arelação enfermeira/cliente durante a consulta de enfermagem, analisar a relação interpessoal prestada pela enfermeira aocliente na consulta de enfermagem e identificar o conhecimento das enfermeiras acerca do relacionamento interpessoalenquanto discentes. Os sujeitos foram dez enfermeiras, com idades entre 28 e 64 anos, que realizavam Consultas deEnfermagem em Unidade Básica de Saúde. Três categorias emergiram: Percepção do relacionamento interpessoal asquais foram unânimes em elencar essas relações como boas ou muito boas; Importância das Relações interpessoais,sendo a confiança a principal base para uma assistência qualificada; As enfermeiras e o conhecimento das relaçõesinterpessoais na graduação onde observou-se relatos afirmativos e outros não. É através do acolhimento nas consultasde enfermagem, que é estabelecida uma relação de confiança que fortalece o vínculo profissional-cliente.Descritores: Percepção. Relações interpessoais. Enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i1.707

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