O CURRER DAS VIDAS SECAS AO ENSINO SUPERIOR - PARFOR: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS INTERGERACIONAIS

Andrea Abreu Astigarraga

Resumo


Inspirados nos trabalhos que se ocupam com as trajetórias e as estratégias dos sujeitos provenientes das camadas populares, em meados dos anos 90, alguns olhares se voltaram para universitários pobres enquanto sujeitos de estudo. Essa é uma opção de pesquisa que só se viabiliza quando o olhar do pesquisador procura compreender, descrever e analisar a trajetória pessoal e escolar que procuram privilegiar as ações dos sujeitos. Na perspectiva da sociologia da infância, entendemos que é relevante ouvir as crianças e tomá-las como sujeitos protagonistas em seus contextos vivenciais e educativos. No entanto, nesta pesquisa, adotamos a pesquisa autobiográfica baseada nas memórias das vivências de ser criança e de viver a infância, das alunas e alunos-professores do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. Portanto, esta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de inclusão no ensino superior de estudantes universitários (as), oriundos da zona rural, que tiveram experiência da cultura do trabalho infantil na região norte do estado do Ceará. E como objetivos: identificar e analisar o impacto das atuais políticas públicas de formação de professores no contexto do semiárido, especialmente, na região norte do estado do Ceará, onde atua a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, e funciona o PARFOR. Também visa descrever as narrativas autobiográficas das alunas-professoras do PARFOR e de seus familiares, comparando as mudanças e permanências da infância e os processos formativos pessoais e educacionais, entre as três gerações: filhos, pais e avós. Entendemos que a pesquisa autobiográfica com universitários proporciona o acesso ao conhecimento poderoso como nova forma de pensar o seu mundo, da sua família, da sua formação pessoal e acadêmica, construindo um novo currículo que leve em conta seu currere pela vida, capaz de transformar as vidas secas em vidas dignas pelo acesso ao conhecimento e à profissionalidade docente, proporcionado pelo PARFOR – como política pública de acesso ao ensino superior.



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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i42.8339

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