PRORRAGADO PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: ETNICIDADES, COSMOVISÕES E MOBILIZAÇÕES INDÍGENAS

Dossiê Etnicidades, cosmovisões e mobilizações indígenas

A etnicidade constitui um instrumento de fundamental relevância nas disputas territoriais, fundamentadas na defesa da legislação, que instrumentalizam a garantia dos direitos coletivos dos povos indígenas. Compreender a natureza, os elementos constitutivos e as razões da persistência dos grupos étnicos configura-se como uma das principais variantes das pesquisas antropológicas no Brasil e no Nordeste. As abordagens acerca da etnicidade e identidade étnica perpassam questões associadas ao sentido organizacional dos grupos étnicos, compreendem questões relacionais e situacionais fundamentadas em categorias de atribuições e identificações culturais, os quadros de socialização e expressão dos sujeitos, bem como os aspectos organizativos de suas atividades políticas e culturais.


As abordagens que contemplam as inter-relações entre etnicidade e cosmovisões indígenas, associadas a análises fundamentadas a partir da longa duração, da historicização de conceitos, categorias analíticas e elucidação das relações inter-etnicas permitem a formulação e reformulação de perspectivas e a compreensão mais ampla sobre as trajetórias, organizações e mobilizações indígenas. Corroborando com essa perspectiva as pesquisas associadas à cosmovisões indígenas, se inter-relacionam à produção e reprodução de um complexo de representações características dos grupos étnicos.

 
Nessa edição buscamos constituir um espaço profícuo, de caráter interdisciplinar, possibilitando o diálogo com outras áreas das Ciências Humanas, como direito, história, geografia e arqueologia, constituindo um espaço de reflexão que contemple as temáticas correlacionadas à etnicidade. Entre estas elencamos diversidade cultural, processos demarcatórios, territorialidade, emergência étnica e fricção inter-étnica, percepções e formas de acesso a direitos fundamentais, religiosidade e análise de produção bibliográfica acerca dos grupos étnicos. Almejamos proporcionar um levantamento de dados sobre os grupos étnicos e refletir sobre suas peculiaridades, propiciando consistência teórica e metodológica a pesquisadores que apresentam curiosidade científica dentro do universo de pesquisa que este dossiê abrange.

 

Recebemos propostas de trabalhos originais, artigos, ensaios, resenhas e traduções novo prazo de submissão até 15 de maio de 2022.

Para submissões, acesse o link:

https://revistas.ufpi.br/index.php/REVIZAB/about/submissions#onlineSubmissions