O LEVANTAR DOS KAIOWÁ E GUARANI PARA O RENASCIMENTO DA TERRA SAGRADA

Lílian Gabriella Castelo Branco Alves de Sousa

Resumo


O presente artigo tem por escopo apresentar a luta dos povos indígenas Kaiowá e Guarani do estado de Mato Grosso do Sul que encurralados e reduzidos em minúsculas reservas indígenas pelas ondas da colonização, buscam através do instrumento estratégico de organização denominado de Aty guasu (Grande Assembleia), originado em 1970, como forma de mobilização e reinvindicação contra a dominação da empresa colonial que avançam sobre os territórios (tekoha) onde os seus mortos estão enterrados. Guiados pela profecia da terra sem males e o sentido de ser, os indígenas, com o seus corpos e sangue vêm empreendendo já uma longa caminhada de resistência no qual incansavelmente realizam os processos de retomadas aos seus assentamentos originários na esperança de reconstruir seus espaços destruídos pelos efeitos do agronegócio.


Palavras-chave


Ondas de colonização. Aty Guasu. Processos de retomadas. Caminhada de resistência.

Texto completo:

PDF

Referências


Andrade, Bruna; Anzoategui Priscila e Abreu de, Rafael. Novas estratégias Kaiowá e Guarani na luta e recuperação de seus territórios. Reunião Brasileira de Antropologia – João Pessoa/PB, 2016.

Brand, Antonio. Os complexos caminhos da luta pela terra entre os Kaiowá e Guarani no MS. Tellus, Campo Grande: UCDB, v. 4, n. 6, p. 137-150. 2004.

Benites, Tonico. Trajetória de luta árdua da articulação das lideranças Guarani e Kaiowá para recuperar os seus territórios tradicionais tekoha guasu. Revista de Antropologia da UFSCar, v.4, n. 2, jul.- dez. p. 165 -174. 2012.

Benites, Tonico. Rojekory hina ha roike jevy tekohape (Rezando e lutando): o movimento histórico dos Aty Guasu dos Avá Kaiowá e dos Ava Guarani pela recuperação de seus tekoha. Tese do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

Clastres, Hélène. Terra sem mal. São Paulo: Brasiliense, 1978.

Crespe, Aline. Mobilidade e temporalidade Kaiowá: Do Tekoha à Reserva, do Tekoharã ao Tekoha. Tese do Programa de Pós-Graduação em História, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dourados, 2015.

Frehse, Fraya. Ô da rua. O transeunte e o advento da modernidade em São Paulo. São Paulo: Edusp, 2011.

Gluckman, Max. “Rituais de rebelião no Sudeste da África”. In: Cadernos de Antropologia. Série Tradução vol.1. Brasília: DAN/ UnB, 2011 [1963].

Little, Paul E. “Territórios Sociais e Povos Tradicionais no Brasil: por uma antropologia da territorialidade”. In :Série Antropologia N° 322. Brasília : Departamento de Antropologia/UnB, 2002.

Mauss, Marcel. “Ensaio sobre as variações sazoneiras das sociedades esquimó”. In: Sociologia e Antropologia, com introdução à obra de Marcel Mauss, de Claude Lévi-Strauss; tradução de Lamberto Puccinelli. São Paulo, EPU, 1974.

Morais, Bruno Martins. Crônicas da territorialidade Kaiowá e Guarani nas adjacências da morte. Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, na Universidade de São Paulo, 2016.

Mura, Fabio. “O tekoha como categoria histórica: elaborações culturais e estratégias kaiowa de construção do território”. Fronteiras, Revista de História, VIII(15):109-143. 2004.

Peirano, Mariza. Rituais ontem e hoje. Editora Jorge Zahar – Rio de Janeiro, 2003.

Pereira, Levi Marques. “Mobilidade e processos de territorialização entre os Kaiowá atuais”. Revista História em Reflexão: Vol. 1 n.1 - UFGD - Dourados Jan/Jun 2007.

Pereira, Levi Marques. “A atuação do órgão indigenista oficial brasileiro e a produção do cenário multiétnico da Reserva Indigenista de Dourados, MS”. In: Metamorfoses do rural contemporâneo. 36º Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu – Minas Gerais, 2014.

Strauss-Lévi, Claude. Antropologia estrutural. Tradução Chaim Samuel Katz e Eginaldo Pires. Rio de Janeiro - Tempo brasileiro, 1985

Velden, Felipe F. Vander. “Terra de todos os males”. Revista Antropologia da UFScar, v. 4, n. 2, jul.-dez., p. 109-123. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Lílian Gabriella Castelo Branco Alves de Sousa