LEITURA E COMPREENSÃO DO GÊNERO NOTÍCIA: DO MUNDO PARA A ESCOLA

Hilda Mendes da Silva Freitas, Margarida Maria da Silva Miranda

Resumo


 A notícia é um gênero textual presente na esfera jornalística que relata fatos atuais de interesse público. Sendo assim, este estudo ancora-se em uma proposta de intervenção, “Leitura e compreensão do gênero notícia: do mundo para a escola”, e apresenta o resultado da análise de uma atividade prática de compreensão e interpretação leitora a partir de uma sequência didática (SD) do gênero notícia, aplicada respectivamente em duas escolas da rede pública estadual de Teresina, em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, elegeu-se como objetivos, desenvolver a habilidade de leitura do gênero notícia; reconhecer a estrutura e as características formais do gênero e compreender o gênero notícia, a partir de atividades pré-textuais, textuais e pós-textuais, tendo em vista sua utilidade como instrumento de formação cidadã e desenvolvimento do senso crítico dos alunos.  O estudo se fundamenta nos aportes teóricos de Santos, Riche e Teixeira (2012), Antunes (2003), Leffa (1999), que enfatizam que muito do que se consegue apreender do texto faz parte do conhecimento prévio e que aprender a ler é trazer a experiência de mundo para o texto lido e Marcuschi (2010), por enfatizar a importância de levar o aluno a compreender os aspectos formais que organizam os diferentes gêneros textuais, e de levá-lo a refletir sobre as práticas sociais em que os gêneros se inserem, bem como os discursos e temas que neles circulam. A análise foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que as dificuldades apresentadas relativas à escrita, compreensão e interpretação do gênero notícia foram compensadas pelo exercício da oralidade com demonstração, mesmo de maneira insipiente, de estratégias argumentativas.


Palavras-chave


Leitura, Gênero notícia, Prática escolar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.