LETRAMENTOS E GÊNEROS TEXTUAIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Lília Brito da Silva, Valdulce Ribeiro Cruz Sousa

Resumo


As práticas sociais realizadas pelos membros de uma comunidade acerca de sua língua materna fundamentam-se nos diversos gêneros textuais que estão enraizados historicamente e socioculturalmente no cotidiano do grupo ao qual pertencem. Por isso, este trabalho desenvolve uma discussão sobre a relação letramento, gêneros textuais e ensino de Língua Portuguesa. Essa discussão fundamenta-se em trabalhos realizados por Marcuschi (2002), Bakhtin (2003) e Bazerman (2006) referentes a gêneros textuais e Rojo (2004), Bortoni-Ricardo (2005), Antunes (2003), Kleiman (2012) referentes a letramento e ensino de Língua Portuguesa. O objetivo deste trabalho é analisar as formas de letramento de um grupo de alunos, envolvendo um trabalho centrado em gêneros textuais na sala de aula. Para a efetivação dessa análise, parte-se da observação dos usos reais da língua escrita que os alunos realizam na sua comunidade de fala, incluindo aqui a escola.  Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em um bairro da cidade de Teresina-PI e na escola que atende aos membros do referido bairro, onde foram observados os gêneros escritos que os moradores utilizam no seu dia a dia. Dessa forma, foi possível efetuar uma análise minuciosa da atuação da escola ao trabalhar com os gêneros textuais escritos em sala de aula. Essa pesquisa possibilitou a observação e uma reflexão a respeito da discrepância entre a ideia da escrita pelos moradores e a ideia de letramento pela escola.        


Palavras-chave


Letramentos. Gêneros textuais. Ensino de Língua Portuguesa.

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