ABORDAGEM DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO EM LIVROS DIDÁTICOS: REPERCUSSÕES DO PARECER CNE/CEB Nº 15/2000

Nathalee Paloma Souza Vieira, Shirlei Marly Alves

Resumo


Ao analisarmos a abordagem do gênero anúncio publicitário em cinco coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental com maior nível de aprovação no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD - 2020), constatamos a quase escassez de anúncios de venda. Levantamos a hipótese de que tal situação deriva de certa incompreensão por parte dos autores dos livros didáticos quanto ao parecer CNE/CEB nº 15/2000, o qual orienta sobre a pertinência do uso de imagens comerciais nos livros didáticos. Na abertura das unidades e capítulos dos LDs, os títulos sugerem o trabalho com anúncios de venda, entretanto as atividades não os contemplam. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar o parecer CNE/CEB nº 15/2000 no que diz respeito à presença do texto publicitário em livros didáticos. Fundamentamo-nos teoricamente nos estudos de Bakhtin (1997), Carvalho (1998), Gomes (2000) e Laurindo (2007). Em termos metodológicos, desenvolvemos um estudo quanti-qualitativo, descritivo e documental, com levantamento de dados no Parecer CNE/CEB nº 15/2000 e em livros didáticos destinados ao Ensino Fundamental. Os resultados evidenciam que os anúncios de vendas de serviços ou produtos estão ausentes nas coleções supracitadas, o que  priva os alunos de uma melhor orientação sobre como lidar com esse gênero textual nas diversas práticas sociais.  

Palavras-chave


Livros didáticos; Anúncios publicitários; Parecer CNE/CEB nº 15/2000

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