A PESQUISA EM ESTUDOS DE GÊNEROS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Antonio Artur Silva Cantuário

Resumo


O quadro sociorretórico de pesquisas vinculadas aos estudos de gêneros, no Brasil, geralmente está relacionado ao modelo de movimentos e passos retóricos (SWALES, 1990). Estudiosos como Miller (2009), Bazerman (2006) e Devitt (2004) têm importante contribuição para a teoria retórica de gêneros, nos fundamentos teóricos que subsidiam metodologicamente o modelo de Swales (1990). Contudo, os autores citados, ainda que reunidos sob o termo sociorretórico, apresentam concepções sobre gêneros, atribuindo-lhes ênfase metodológica diferente, este, numa perspectiva explícita, aqueles, numa análise mais etnográfica do ponto de vista da relação linguagem e sociedade. Tencionamos apresentar uma proposta metodológica que, partindo da noção de gênero como ação social, contribua para uma análise mais etnográfica, discursiva e retórica, considerando a intrínseca relação entre gêneros e contextos. A proposta elaborada parte do método de estudos de caso (YIN, 2001), da etnografia linguística enquanto abordagem teórico-analítica (LILLIS, 2008) e dos estudos de Letramentos acadêmicos, com destaque para a utilização das narrativas e entrevistas em etapas. A proposta considera que é preciso compreender não só a dimensão linguística subjacente aos gêneros em disciplinas, como também os letramentos que envolvem essas práticas, a indexicalidade desses textos em gêneros e suas implicações para as conversas em torno texto. Contribuirá também para uma análise menos descritiva e mais explicitativa, ampliando possibilidades de metodologia em estudos cujo objeto são os gêneros em seus ambientes concretos de uso.

 


Palavras-chave


Análise de gêneros. Letramentos acadêmicos. Métodos de pesquisa.

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Referências


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