Editorial Cadernos do NEFI

José Renato de Araújo Sousa

Resumo


Prezados leitores,

Estamos retomando a publicação da Revista Cadernos do NEFI com o intuito de oferecer mais uma oportunidade de divulgação dos resultados dos trabalhos de colegas pesquisadoras e pesquisadores a fim de que possamos seguir contribuindo com o debate sério, criterioso e construtivo em torno das questões relevantes da Filosofia e o seu ensino.

A Revista, a partir de agora, passa a alinhar-se mais diretamente com as linhas de pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO -, núcleo UFPI. Neste sentido, nosso foco principal serão os trabalhos em torno das temáticas relativas ao Ensino de Filosofia e às relações entre a Filosofia e seu Ensino, sem descuidarmos, contudo, das investigações voltadas para temas pertinentes ao universo filosófico que não estejam diretamente vinculados à aproximação com o ensino. Esta nossa diretriz permitirá o acesso de todas e todos aqueles que se interessam pelas grandes questões filosóficas que seguem pertinentes, fundamentais mesmo, na contemporaneidade.

A Revista terá uma periodicidade semestral, e manterá um fluxo contínuo de recebimento de artigos e outros textos acadêmicos, como resenhas críticas, ensaios e traduções, para sua publicação.

Nesta edição trazemos textos que abordam problemas filosóficos acerca de temáticas como Filosofia e Afrocentridade; Linguagem e Ética em Lévinas; o potencial da linguagem virtual e o ciberespaço como possibilidade de ensino e de experiência democrática. 

Desejamos a vocês, leitoras e leitores, uma boa apreciação filosófica desses textos!


Prof. Dr. José Renato de Araújo Sousa



Texto completo:

PDF