Maria Junqueira Schmidt: uma intelectual católica em diálogo com a Escola Nova

Evelyn de Almeida Orlando

Resumo


Este artigo aborda a trajetória da educadora Maria Junqueira Schmidt, como uma intelectual católica e forte defensora da pedagogia nova alinhada ao catolicismo.  Suas ações dão a ver modos de apropriação dos enunciados da Escola Nova a partir de suas experiências de formação na Europa quanto nos EUA, introduzidas no Brasil no ensino de línguas vivas, designadamente no ensino de francês. Notícias de jornais e relatórios de viagens, publicados na imprensa periódica, foram as principais fontes mobilizados nesta pesquisa, indicativas dos modos de apropriação da referida educadora. Pode-se dizer que, a partir da militância como intelectual e educadora católica, Maria Junqueira Schmidt inseriu-se e afirmou-se no campo da produção intelectual do país, tendo a educação como seu lugar privilegiado de fala.


Texto completo:

PDF

Referências


AZZI, Riolando. A Igreja Católica na formação da sociedade brasileira. Aparecida, SP: Editora Santuário, 2008.

DALLABRIDA, Norberto; FRANCO, José Eduardo. Dossiê: Escola Nova Católica na Europa e no Brasil. Educação Unisinos, v. 22, n. 3, jul./set. 2018.

FREITAS, I. Uma versão católica para a história do Brasil nos anos 30. Educação e filosofia, 21(42), p. 251-272, 2008.

MIGNOT, A. C. Viajar para legitimar: Armanda Álvaro Alberto na comissão de Inter¬câmbio Brasil-Uruguai (1931). Revista Brasileira de História da Educação, n. 22, p. 43-64, 2010.

MIGNOT, A. C.; GONDRA, J. G. (org.). Viagens Pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007.

ORLANDO, E. A. “A Bandeira e a Cruz”: caminhos da trajetória intelectual da educadora Maria Junqueira Schmidt. Educar em Revista, 33(65), p. 103-118, 2017a.

ORLANDO, E. A. Maria Junqueira Schmidt e os caminhos de uma trajetória intelectual pela palavra impressa. In: E. A. Orlando (org.). Histórias da Educação Católica no Brasil e em Portugal. Curitiba, PR: Appris, 2017b. p. 119-140.

ORLANDO, Evelyn de Almeida. Quando o mundo cabe na bagagem: as experiências de formação e distinção de Maria Junqueira Schmidt. In: SILVA, Alexandra Lima da; ORLANDO, Evelyn de Almeida; DANTAS, Maria José. Mulheres em trânsito: intercâmbios, formação docente, circulação de saberes e práticas pedagógicas, Curitiba: Editora CRV, 2015. p. 209-225.

ORLANDO, E. de A. Por uma civilização cristã: a coleção Monsenhor Álvaro Negromonte e a Pedagogia do Catecismo (1937-1965). 2008. 380 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.

PRACHUM, Bianca Neves. Educação e catolicismo: a construção de um modelo de professor e as apropriações católicas da Escola Nova a partir de Everardo Beckheuser (1928-1946). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.

SGARBI, A. D. Igreja, educação e modernidade na década de 30: escolanovismo católico, construído na CCBE e divulgação pela Revista Brasileira de Pedagogia. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.

SILVA, Alexandra Lima da. Ideias em movimento: viagens como horizonte na historiografia da educação. Roteiro, Joaçaba, Ed. Especial, p. 109-126, 2013.

SILVA, Alexandra Lima da; ORLANDO, Evelyn de Almeida; DANTAS, Maria José. Mulheres em trânsito: intercâmbios, formação docente, circulação de saberes e práticas pedagógicas. Curitiba: Editora CRV, 2015.

SILVA, G. J. O Batismo de Clio: catolicismo social e História em Jonathas Serrano (1908-1931). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São João del Rei, São João del Rei, 2011.

SKRUSINSKI, J. G. G. (2018). “Nós somos a história”: o projeto de educação das famílias nas obras de Maria Junqueira Schmidt. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018.

SKALINSKI JUNIOR, O. Alceu Amoroso Lima e a Renovação da Pedagogia Católica no Brasil (1928-1945): uma proposta de espírito católico e corpo secular. Curitiba: Editora CRV, 2015.

VIÑAO FRAGO, A. Viajes que educan. In: MIGNOT, A. C.; GONDRA, J. G. (org.). Viagens Pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007. p. 15-38.

Fontes:

CORREIO DA MANHÃ. Novo methodo para o ensino de linguas “MÉTHODE VIVANTE”. Correio da Manhã, 24 fevereiro 1934, p. 2.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 20 junho 1933, p. 6.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Maria Junqueira Schmidt. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 8 abril 1934, p. 21.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Livros bons para as crianças - A primeira reunião, hontem, da Commissão de Literatura Infantil, no Ministerio da Educação. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 1º maio 1936, p. 2.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Designada uma commissão para compra de livros escolares. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 14 agosto 1938, p. 2.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Para organização dos programas do curso ginasial – Uma portaria do ministro da Educação estabelecendo normas para os trabalhos da comissão encarregada. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 28 abril 1942, p. 6.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Instituida a comissão de estudo das diretrizes e bases da educação. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 8 abril 1947, p. 6.

JORNAL DO BRASIL. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 17 fevereiro 1929, p. 16.

O ESTADO DE SÃO PAULO. Leituras e conferências - Salão do conservatório: “Conferência pedagógica” pela senhorita Maria Junqueira Schmidt”. O Estado de São Paulo, São Paulo, 2 dezembro 1920, p. 10.

SCHMIDT, Maria Junqueira. A educação da criança na palavra de uma conferencista. Jornal A.B.C., Rio de Janeiro, 18 juilho 1925, p. 9.

SCHMIDT, Maria Junqueira. ESCOLA ACTIVA. Metodo novo para o ensino das línguas vivas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 19 julho 1929, p. 7.

SCHMIDT, Maria Junqueira. O ensino científico das línguas modernas. A leitura silenciosa na aprendizagem de um idioma estrangeiro. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 18 maio 1935, p. 2.

SCHMIDT, Maria Junqueira. O ensino científico das línguas modernas. Os testes e o ensino de idiomas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 29 maio 1935, p. 2.

SCHMIDT, Maria Junqueira. O ensino científico das línguas modernas. O laboratório de línguas nos Estados Unidos. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 8 junho 1935, p. 2.




DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v2i3.11566

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2675-1496

BASES E INDEXADORES

LATINDEX https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29358

SUMÁRIOS https://www.sumarios.org/revista/caminhos-da-educação

CROSSREF https://www.crossref.org/ 

FLACSO https://www.flacso.org.ar/latinrev/

CNEN http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

ORCID http://www.orcid.org

ABEC Brasil https://www.abecbrasil.org.br

GOOGLE ACADÊMICO https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=2&user=xO14s_4AAAAJ