Ressignificando Fonogramas: Construindo uma Proposta Pedagógica Decolonial

Vitor Damiani Gonçales Marques, Marcus Straubel Wolff

Resumo


A presente pesquisa em andamento parte de uma reflexão sobre propostas pedagógicas democráticas e inclusivas, que buscam romper com a hegemonia de um saber supostamente universal e com concepções eurocêntricas de música para trazer à tona a questão da ressignificação da função de objetos fonográficos. Propomos que sejam pensados como materiais didáticos, aliados na busca de uma identidade nacional heterogênea e diversa, abarcando diferentes elementos étnicos e sociais. Através da análise das questões levantadas pelos pesquisadores do grupo modernidade/colonialidade – um dos principais coletivos multidisciplinares do pensamento crítico na América Latina, que nos apresenta diversos conceitos como o mito da formação da modernidade, o de colonialidade, o do racismo epistêmico, a diferença colonial, a transmodernidade, o pensamento liminar, o pensamento de fronteiras, a interculturalidade crítica, a pedagogia decolonial, só para citar alguns – elaboramos uma proposta pedagógica que busca propiciar uma leitura crítica do mundo, construindo junto com os estudantes uma reflexão sobre seu papel na sociedade, diante das estruturas de poder e saber modernas, colonizadoras e eurocêntricas, utilizando os objetos fonográficos como ferramentas para a construção de um saber outro, ligado às realidades dos subalternizados pelo sistema de poder moderno-colonial. Mesmo com conclusões não definitivas, podemos perceber que o fonograma, sendo muitas vezes um recorte descontextualizado da realidade de sua manifestação cultural original, pode ser utilizado pelo educador musical, que, pesquisando o contexto em que o registro foi realizado, o tem como um forte aliado na (re)construção das práticas musicais diversas que poderiam compor uma identidade nacional multiétnica e decolonial.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, J.; TEIXEIRA, G. A educação no período colonial: O sentido da educação na dominação das almas. Revista Trilhas, Belém, vol. 1, n. 2. p. 56-65. 2000.

AMORIM, Álvaro M. Comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil: a Marcha dos Povos Indígenas. Campo Novo dos Parecis: Instituto Superior do Vale do Jurena, 2008.

ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Martins, 1962. 8ª. ed.

BARROS, Daniela; PEQUENO, Saulo; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. Educação pela tradição oral de matriz Africana no Brasil: Ancestralidade, resistência e constituição humana. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, vol. 26, n.91. Arizona State University, 2018.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3518

BARROS, Felipe. Arquivos e Objetos Sonoros Etnográficos: A Coleção Fonográfica de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. Sociol. Antropol., Rio de Janeiro, vol.08, n. 02. p. 629-653, mai – ago, 2018.

CHATTERJEE, Partha. Comunidade imaginada por quem? In: BALAKRISHNAN, Gopal (ed.). Um Mapa da Questão Nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000. p. 227 – 238.

CONTIER, Arnaldo D. Música e Ideologia no Brasil. São Paulo: Novas Metas, 1985.

_________ . Mário de Andrade e a Música Brasileira. Revista Música, São Paulo, no. 5 (1), 33-47. 1994.

GIORGI, M. C.; DAHER, D. C.; VARGENS, D. P. de M.; MELO, F. C. Em tempos de neocolonialismo: Escola sem partido ou Escola partida? Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 26, n. 90. Arizona State University, 2018.

Disponivel em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3512

MELO, F. C. de. Quando lecionar pode virar crime: O Movimento “Escola sem Partido” sob uma ótica discursiva. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, 2017.

MORAES, Eduardo Jardim de. A Brasilidade Modernista. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

QUEIROZ, Luís Ricardo. Traços de Colonialidade na educação superior em música no Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM. Londrina, v. 25, n. 39, p. 132-159. jul.-dez. 2017.

QUIJANO, A. Colonialidade do Poder, eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas/São Paulo: Autores Associados, 2008.

SCHAWARCZ, Lilia Moritz. Imaginar é difícil (porém necessário). In: ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SEVCENKO, N. Literatura como Missão. São Paulo: Brasiliense, 1983.

TRAVASSOS, Elizabeth. Os Mandarins Milagrosos. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

WOLFF, Marcus S. O Modernismo Nacionalista na Música Brasileira. Rio de Janeiro: PUC/ Departamento de História, 1991.

WOLFF, Marcus S. Elementos não-europeus na brasilidade musical de Mário de Andrade e Camargo Guarnieri. In: ANAIS DO XV CONGRESSO DA ANPPOM,.XV CONGRESSO DA ANPPOM, 2005, Rio de Janeiro: ANPPOM, 2005. Rio de Janeiro: ANPPOM, 2005. p. 484-491.

Disponível em:

https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2005/sessao10/marcus_wolff.pdf

WOLFF, Marcus S. Repensando o nacional à margem da “Civilização”: R. Tagore, o folclore de Bengala e a construção da modernidade indiana. Revista Música e Cultura, vol. 9. 2014.

Disponível em:

.

Acesso em: 21 jan. 2015.




DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.12395

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2675-1496

BASES E INDEXADORES

LATINDEX https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29358

SUMÁRIOS https://www.sumarios.org/revista/caminhos-da-educação

CROSSREF https://www.crossref.org/ 

FLACSO https://www.flacso.org.ar/latinrev/

CNEN http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

ORCID http://www.orcid.org

ABEC Brasil https://www.abecbrasil.org.br

GOOGLE ACADÊMICO https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=2&user=xO14s_4AAAAJ