A TRINCHEIRA MARXISTA: MIDIATIVISMO E OS SENTIDOS MOBILIZADOS POR SUJEITOS DISCURSIVOS NO YOUTUBE

Andressa Basilio, Tathiana Senne Chicarino

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar a constituição de uma trincheira marxista no YouTube a partir dos sentidos mobilizados pelo discurso de três produtores de conteúdo/divulgadores do marxismo na plataforma:  Jones Manoel, do canal que leva seu nome, Rita von Hunty, do Tempero Drag, e Sabrina Fernandes, do Tese Onze. A investigação empírica apoiou-se no ferramental teórico da Análise de Discurso e da Teoria Semiolinguística para mapear sujeitos discursivos (éthos e páthos), campo adversarial, formações discursivas e predileções temáticas de cada um dos canais, tomando como corpus empírico 254 vídeos publicados entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2021, período em que a extrema direita neoliberal ocupa a Presidência do país. Os resultados indicaram a construção de três diferentes sujeitos discursivos em contexto midiativista: o “combatente revolucionário e o discurso de guerrilha”; a “professora artivista e o discurso debochado”; e, a “militante estrategista e o discurso acadêmico”. Embora não se apresentem como um corpo discursivo homogêneo, identificamos dois principais pontos de convergência no decorrer da análise: formação política da audiência, no sentido de criação de uma “comunidade imaginada de iguais”; disputa hegemônica por uma visão de mundo que coloca o marxismo como alternativa para a superação do sistema neoliberal.


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DOI: https://doi.org/10.26694/rcp.issn.2317-3254.v10e1.2021.p109-138

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ISSN 2317-3254