CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO

CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO

 

Na submissão de trabalhos o(s) autor(es) deve(m) anexar um arquivo em um dos formatos a saber: WordOpen Office,  RTF, com o(s) nome(s) do(s) autor(es), Título, Resumo (com no máximo 250 palavras), palavras-chave, abstractkeywords e referência bibliográfica (somente trabalhos citados no texto). Os artigos aprovados e publicados serão de inteira responsabilidade dos signatários. Os trabalhos publicados serão disponibilizados em formato eletrônico nas páginas da Revista Conexão Política: http://www.revistas.ufpi.br/index.php/conexaopolitica e http://www.ojs.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/issue/current.

 

CRITÉRIOS PARA PUBLICAÇÃO

 

NORMAS DE FORMATAÇÃO

 

1. Estrutura

 

1.1 Artigo

 

Sugere-se que os artigos contenham 15 a 30 laudas, com os seguintes elementos, na ordem:

 

Pré-textuais: a) título e subtítulo (se houver) do artigo; b) nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve currículo, indicado por asterisco (*) no rodapé da página de abertura; c) resumo em português; d) palavras-chave em português.

Textuais: Introdução (considerada título do primeiro capítulo do artigo), desenvolvimento (pode ser dividido em capítulos e subcapítulos) e conclusão (considerações finais).

Pós-textuais: a) título e subtítulo (se houver) do artigo em língua estrangeira; b) resumo em língua estrangeira; c) palavras-chave em língua estrangeira; d) referências.

1.2 Resenha

 

As resenhas devem conter 5 a 10 laudas. Ao texto da resenha devem anteceder a referência do texto resenhado e o(s) nome(s) do(s) autor(es). A lista final de referências é opcional, uma vez que o texto da resenha já é a análise de uma obra.

2 Apresentação

 

Formatação do texto: digitado no Word; papel A4; espaço 1,5 entre linhas; parágrafo: 1,25 cm (1 tab.); margens: superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm; Fonte: Times New Romantamanho 12 (para citação com mais de três linhas, legendas e notas de rodapé, usar tamanho 10).

Título do artigo e da lista de referências: centralizados, em CAIXA ALTA e em negrito. O subtítulo (se houver) deve ficar separado do título por dois-pontos (:).

Títulos dos capítulos e dos subcapítulos: indicados por número arábico (Ex: 1 INTRODUÇÃO), separado do nome do título/subtítulo apenas por um espaço de caractere e alinhados à esquerda. Títulos dos capítulos em CAIXA ALTA e negrito e títulos dos subcapítulos com inicial maiúscula e negrito. Usar espaçamento entre linhas de 1,5 e entre os títulos e o corpo do texto. Subdividir o trabalho em até, no máximo, a seção quinária (Ex: 5.1.1.1.1).

Resumo: digitar com espaçamento simples, parágrafo único e deve conter entre 100 a 250 palavras. Deve-se, de preferência, usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

Palavras-chave: abaixo do resumo, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Referências:

a) no corpo do texto: usar o sistema autor-data (SOBRENOME, ano, página) para as citações (nome do autor incluso na sentença, escrito com inicial maiúscula ou dentro do parêntese e em CAIXA ALTA). Usar o rodapé para notas explicativas.

Segundo Meirelles (2005, p. 23)

(MEIRELLES, 2005, p. 23)

b) na lista de referências (no fim do texto): digitadas com espaçamento simples, em ordem alfabética, alinhadas à esquerda e separadas entre si por um parágrafo em branco. Usar itálico para o título da obra. Não abreviar o nome dos autores.

Livro:

SOBRENOME, Nome. ano. Título em itálico: subtítulo normal. edição. Local: Editora, ano.

Coletânea de textos:

SOBRENOME, Nome. ano. Título do texto. In: SOBRENOME, Nome do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo normal. edição. Local: Editora, ano.

Periódico:

SOBRENOME, Nome. ano. Título do texto. Nome do periódico em itálico, local, volume, número, intervalo de páginas do artigo, data da publicação.

Dissertações e teses:

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Dissertação; Tese; TCC (Mestrado; Doutorado; Graduação). Vinculação acadêmica. Instituição acadêmica, Local, UF, ano.

Internet (documentos eletrônicos):

SOBRENOME, Nome. (ano). Título em itálico. Disponível em: <endereço de acesso>. Acesso em: data (exemplo: 23 jan. 2012).

c) transcrição dos elementos da referência:

 

  1. I.     Autor pessoal

O autor é indicado pelo último sobrenome, em CAIXA ALTA, separado dos outros nomes por vírgula (,) e separados dos outros autores por ponto e vírgula (;). Usar a expressão et al quando há mais de 3 autores.

STONE, Merlin et al. CRM: Marketing de relacionamento com os clientes. São Paulo: Futura, 2001.

ZUCCOLOTTO, Rodrigo; SILVA, Dirceu da; GARCIA, Mauro Neves. Correlação das Estratégias de Marketing Político com o Processo de Decisão do Eleitor. Revista Administração on line, v. 5, n. 3, 2004. Disponível em <http://www.fecap.br/ adm_online/>. Acesso em: 25 ago. 2009.

  1. II.     Autor entidade

A entrada é feita pelo próprio nome da entidade, por extenso.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

  1. III.     Autoria desconhecida

Em obras sem autoria, a entrada é feita pelo título. A primeira palavra deve ser escrita em CAIXA ALTA.

OBAMA pede suspensão de julgamentos em Guantánamo.Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 21 jan. 2009. Disponível em: <http://jbonline.terra.com.br/editorias/ cultura/>. Acesso em: 21 jan. 2009.

 

Baixe o arquivo em formato pdf.