NOS MEANDROS DA INDUSTRIALIZAÇÃO NA PENÍNSULA DE ITAPAGIPE: LUGARES DE MEMÓRIA DOS TRABALHADORES E O ENSINO DE HISTÓRIA NA CIDADE DE SALVADOR/BA
Resumo
A proposta desse artigo é discutir possibilidades de problematizações dos lugares de memórias dos trabalhadores e das indústrias da Península de Itapagipe nas aulas de História nas diversas etapas da educação básica, pensando essa experiência a partir dos espaços educacionais dedicados ao Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), Ensino Médio e/ ou EJA situados na cidade de Salvador, capital da Bahia. Do final do século XIX até a metade do século XX, a referida Península vivenciou uma intensa atividade industrial que envolveu muitos dos seus moradores. Com o processo de migração das indústrias e incentivo a criação de novas plantas industriais na região Metropolitana da capital baiana, Itapagipe sofreu profundas transformações no seu espaço físico e nas condições de sobrevivência dos seus habitantes. Discutir esses temas em sala de aula, pensando uma relação presente/passado, pode contribuir para um Ensino de História renovado, que conecte o local com o global e permita que professores e discentes construam um conhecimento a partir de experiências históricas que estão no seu entorno, que apresentam vínculos diretos com suas trajetórias de vida e dos seus antepassados.
Palavras-chave: Península de Itapagipe; Salvador/ BA; Lugares de memória, Trabalhadores; Ensino de História.
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