RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO MORRO DA ESPERANÇA EM TERESINA PIAUÍ: UMA ANÁLISE DOS ANOS 2011 E 2021

Jacqueline Ribeiro Alcântara, Bruna de Freitas Iwata, Elisabeth Mary de Carvalho Baptista

Resumo


Os resíduos são formados nos aglomerados urbanos, surgem após o consumo e são muitas vezes, descartados em lugares inadequados, gerando problemas socioambientais, como: entupimentos de galerias, proliferação de algumas doenças, poluição do solo, ar e das águas (superficial e subterrânea). O bairro Morro da Esperança localiza-se em Teresina, na região sob responsabilidade da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Norte, e tem sua história relacionada à disposição inadequada de resíduos sólidos, já que os moradores depositavam seus resíduos domiciliares no interior de alguns terrenos de propriedade do exército, situados no bairro em apreço, quando eles não ainda contavam com muros. Apesar de os terrenos atualmente disporem de muros, ainda se concebe a presença de resíduos nas calçadas, principalmente em um dos terrenos, que fica na Rua Professor Fernando Marques. O objetivo deste trabalho foi comparar o processo de disposição final e a coleta de resíduos sólidos nas calçadas do terreno do exército brasileiro da Rua professor Fernando Marques, no bairro Morro da Esperança, em Teresina Piauí, nos anos de 2011 e 2021. Na metodologia, lançou-se mão de pesquisa bibliográfica, a fim de discutir sobre Geografia, meio ambiente e resíduos sólidos. Ademais, bem como uma pesquisa de campo, por meio de observação e registro fotográfico. Como resultado, observou-se a presença de resíduos sólidos espalhados nas calçadas do terreno em estudo, mas com a presença do poder público tentando minimizar essa problemática. Concluiu-se que a deposição de resíduos sólidos nesses espaços do bairro Morro da Esperança decorre do hábito dos próprios moradores, pois mesmo após dez anos, o local continua a receber resíduos, mas com um diferencial: o controle parcial pela prefeitura, após transformá-lo em um Ponto de Recebimento de Resíduos (PRR) que recolhe, mas não evita totalmente o acúmulo deles nas calçadas.

Palavras-chave


Educação ambiental. Geografia. Meio ambiente. Resíduos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v11i2.13594

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2