PERCEPÇÃO EM RELEVO: UM CAMINHAR TEÓRICO E METODOLÓGICO NA ETNOGEOMORFOLOGIA

Francisco Bráz Matos, José Falcão Sobrinho

Resumo


O ensaio que propomos é essencialmente teórico, e, enseja contribuir para uma reflexão a cerca de um tema que para alguns é desconhecido, mas que vem se tornando cada vez mais forte nas pesquisas acadêmicas. A Etnogeomorfologia, é uma área dentro da Etnoecologia, sendo coirmã da etnopedologia, que visa entender os conhecimentos tradicionais sobre o relevo e os processos exógenos de morfo-esculturação, bem como propor uma taxonomia de relevo com base nos conhecimentos dos produtores tradicionais com finalidade de uso para organização e planejamento dos espaços locais. Nesse ensaio, fez-se uma revisão teórica partindo do conceito de paisagem e sua abordagem na Geografia, entre elas, na Teoria Geossistêmica e na concepção de Sauer (1925), verificamos a abordagem do relevo nessas proposições acima apresentadas, e traçamos um caminho que nos leva a um novo enfoque para o relevo, como um elemento integrado e percebido por indivíduos de acordo com sua cultura, o que nos projeta uma Etnogeomorfologia. Por fim, tratamos o que já se produziu acerca do tema, bem como os avanços que precisam ser feitos agora. Portanto, convidamos nesse ensaio o leitor a perceber o relevo numa abordagem Etnogeomorfológica.


Palavras-chave


Percepção. Relevo. Cultura. Paisagem. Etnogeomorfologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v11i2.13682

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2