ANÁLISE DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL DO MUNICÍPIO DE SÃO FERNANDO: UMA ABORDAGEM QUANTIQUALITATIVA

Jucielho Pedro da Silva, Marco Túlio Mendonça Diniz, Vitor Hugo Campelo Pereira

Resumo


A deficiência nos serviços de saneamento básico é uma problemática de ordem mundial, causando mortes e doenças, principalmente na vertente do abastecimento de água potável, em que o número de mortes é mais alto. Com isso, há uma preocupação por parte da ONU e seus países membros, em se comprometerem a sanar essa problemática até o ano de 2030, criando assim objetivos e metas. Entretanto, existe outra problemática, que é a falta de dados a respeito das parciais do cumprimento dessas metas, justificando, assim, a necessidade deste trabalho, cujo principal objetivo é levantar um diagnóstico de como se encontram o sistema de abastecimento de água potável em 2019 e, por meio de um SIG, espacializar as informações obtidas e subsidiar o ordenamento territorial do município de São Fernando no estado do Rio Grande do Norte. Com isso, foi feito um diagnóstico quantitativo e qualitativo, onde foi possível observar que, de forma quantitativa, o município apresenta 100% de acessibilidade da água para a população urbana e 98,29% para todo o município; entretanto se tratando da avaliação qualitativa, em que se considera a qualidade dos serviços de abastecimento, o qual tem ligação com fatores climáticos/hidrológicos, essa realidade muda em cada setor censitário, onde os setores da zona urbana são mais adequados e os da zona rural variam de 1% a 97% de adequabilidade. Nesse sentido, justifica-se a necessidade de a avaliação ser quantitativa e qualitativa e de ter uma periodicidade anual para que desta forma se tenha uma maior acurácia da realidade por parte do poder público.


Palavras-chave


Saneamento básico. Abastecimento de água. São Fernando.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v11i2.13712

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2