FEIÇÕES GRANÍTICAS NO TANQUE DA ONÇA, VERTENTE SECA DO MACIÇO RESIDUAL SERRA DA MERUOCA, CEARÁ, BRASIL
Resumo
Este estudo tem como objetivo realizar a classificação e hierarquização das feições graníticas no afloramento Tanque da Onça, situado na vertente seca do Maciço Residual Serra da Meruoca, assim como identificar as espécies vegetais que as recobrem. Inicialmente apresentou-se o contexto geoambiental referente ao maciço; posteriormente identificou-se as formas graníticas presentes na área pesquisada e, em seguida, identificou-se a espécies vegetais que recobrem tais feições. Para tanto, utilizou-se como base metodológica consultas de ordem bibliográfica, trabalhos de campo na área em estudo, produção e desenvolvimento da base cartográfica e o uso de técnicas de geoprocessamento para reconhecimento, delimitação e mapeamento do recorte espacial. Contudo, percebeu-se que as formas graníticas presente no Tanque da Onça, correspondem, de forma mais expressiva, a microformas relacionadas a processos de dissolução. Tal fato pode estar relacionado às condições climáticas atuantes na área, o que possibilitou a presença de espécies vegetais da família das Bromeliaceae. Assim, espera-se, através do presente trabalho, contribuir com pesquisas posteriores que tenham objetivos semelhantes.
Palavras-chave
Serra da Meruoca. Tanque da onça. Feições graníticas. Espécies vegetais.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i1.13996
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2