VULNERABILIDADE DOS SISTEMAS AMBIENTAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO NICOLAU- SEMIÁRIDO PIAUIENSE
Resumo
O seguinte trabalho é parte da tese de doutorado e tem como unidade de análise a bacia hidrográfica do rio São Nicolau – BHSN, região do semiárido piauiense. O estudo em questão tem como objetivo geral analisar a vulnerabilidade ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio São Nicolau baseada na apreciação dos sistemas ambientais físicos e aspectos socioeconômicos. A área foi analisada em escala de 1: 400.000. Para tanto, realizou-se levantamento bibliográfico e de materiais geocartográficos, e feitas visitas de campo. Tendo o aporte das características geoambientais, a bacia foi compartimentada em seis grandes sistemas ambientais e verificado o grau de vulnerabilidade de cada um deles. Pode-se compreender que a área da bacia detém níveis de vulnerabilidade que variaram de Muito Baixo a Muito Alto, sendo que este último nível, embora sua extensão não tenha sido representativa na bacia em comparação com os demais níveis, ainda assim é preocupante, pois trouxe à luz uma ideia diferente da região, vista a priori como área bem conservada em toda sua extensão. As áreas que apresentaram vulnerabilidade muito alta indicaram como fator provocador não somente a maior densidade demográfica, mas também a presença de características físicas naturais mais suscetíveis às alterações antrópicas. Portanto, embora a análise da vulnerabilidade, de modo geral, tenha mostrado que a bacia não aparenta sofrer danos irreversíveis na natureza e no meio social, espera-se que os dados obtidos na pesquisa possam contribuir para um bom planejamento nessa região do semiárido piauiense para que futuramente reflita um crescimento positivo, em termos de qualidade ambiental, desenvolvimento econômico e social.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i2.14065
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2