A CATEGORIA PAISAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO 6º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
A abordagem da paisagem como objeto de estudo na Educação Básica proporciona ao educando uma melhor compreensão da sua realidade, esta compreensão é de suma importância para a sua vida cotidiana. Com esta ciência este texto tem por objetivo apresentar os resultados da análise de como a categoria paisagem é abordada nos livros didáticos de Geografia do 6º Ano, adotados pelas escolas públicas da rede estadual da cidade de Cáceres–MT. Para esta análise adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica; seleção dos livros didáticos de Geografia do 6º Ano, por meio deste procedimento selecionamos um exemplar de cada livro que seriam utilizados nas 12 escolas estaduais no intervalo de 2020 a 2023; sistematização, análise e interpretação das informações levantadas, seguindo uma abordagem qualitativa. Como resultados obtivemos que os livros apresentam elementos que permitem o estudo da paisagem abordando as inter-relações entre fatores do meio físico com os do meio social, que os conteúdos permitem ao professor articular informações e levar o aluno a estabelecer relações entre a paisagem estudada e o seu cotidiano, que a abordagem da paisagem no contexto da educação básica, no 6º. Ano do Ensino Fundamental II, na forma como se expressa nos livros didáticos, permite, a partir da intermediação consciente e responsável do professor, o desenvolvimento de habilidades e autonomia do estudante que é uma discussão presente na Base Nacional Comum Curricular.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14083
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2