CARACTERIZAÇÃO GEOECOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE PENTECOSTE-CE COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Resumo
O presente trabalho objetiva realizar a caracterização geoecológica do município de Pentecoste, localizado no sertão cearense, com a análise detalhada das características geoecológica, formas de uso e ocupação do território e determinação das suas capacidades de suporte a partir da investigação das potencialidades e limitações de cada unidade geoecológica. A presente pesquisa se dividiu em três fases: levantamento dos dados secundários, trabalhos de campos e análise dos dados primários e secundários. Pentecoste foi compartimentado em seis unidades geoecológicas: Depressão Sertaneja de Pentecoste; Planície Fluvial do Rio Curu; Planície Fluvial do Canindé; Conjunto de Cristas da Serra do Maracajá; Conjunto de Pequenos Maciços da Serra Santa Luzia e Conjunto de Pequenos Maciços da Serrinha. Os resultados demonstram que a maior parte do território apresenta superfícies rebaixadas, com altitudes abaixo de 250 m, solos pouco a moderadamente profundos, pedregosos, com rios intermitentes e vegetação de caatinga arbustiva densa. As principais atividades desenvolvidas nas unidades geoecológicas estão voltadas ao aproveitamento dos recursos naturais: vegetação, solo e água para a agricultura de subsistência e irrigada, pecuária extensiva, extrativismo vegetal, piscicultura e pesca artesanal no açude Pereira de Miranda. As limitações estão relacionadas as condições geoambientais, com destaque para a presença de solos rasos e suscetíveis à erosão nas unidades depressão sertaneja, pequenos maciços e cristas; nas planícies fluviais as limitações estão relacionadas as inundações periódicas no baixo nível dos terraços fluviais. Quantos às potencialidades podemos destacar as vocações para o turismo e lazer das unidades geoecológicas, principalmente nas planícies fluviais do Rio Curu e Canindé.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i2.14398
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2