ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS GEOAMBIENTAIS COSTEIRAS DA CIDADE DE CAMOCIM – CE

Eduardo de Sousa Marques, Vanda Claudino-Sales, Lidriana de Souza Pinheiro

Resumo


Camocim apresenta amplo litoral caracterizado pela presença de praias, dunas, falésias e pontas litorâneas, além do estuário do Rio Coreaú. A proposta deste estudo contempla o dimensionamento das características geoambientais dessa área, bem como analisar os problemas de degradação associados com os usos e ocupações atuais, identificando as consequências que poderão ocorrer caso se mantenha o grau de alteração da dinâmica natural identificado. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e cartográficas, trabalhos de campo e análises laboratoriais, visando identificar o padrão granulométrico, o comportamento sedimentar e as características ambientais da área de pesquisa. Os resultados granulométricos apresentados nas praias das Barreiras e do Farol fazem parte de um complexo processo morfodinâmico, onde a presença dos beach rocks e das rochas da Formação Camocim promovem a importante função de aprisionar e interferir no transporte longitudinal de sedimentos. É preciso discutir políticas eficientes para a conservação do ambiente litorâneo, buscando evitar interferências antrópicas no dinamismo natural.



Palavras-chave


Dinâmica ambiental; Camocim; Erosão costeira; Problemas ambientais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i3.9444

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2