O CULTIVO DA MANGA E SEU POTENCIAL AGROCLIMÁTICO NA METRÓPOLES RECIFE - PE, BRASIL

Manoel Vieira de França, Raimundo Mainar de Medeiros

Resumo


A aptidão climática e o potencial agroclimático são instrumento de extraordinária importância e utilização na definição das linhas de financiamento rural e nas avaliações dos impactos climáticos sobre o rendimento das cultivares. Objetiva-se estudar o potencial agroclimático para a cultura da mangueira visando fornecer informações aos pequenos e a agricultura de subsistência familiar para a implantação da cultura na área da grande metrópole Recife- Pernambuco. Utilizou-se da série pluvial e da temperatura referente ao período 1962 a 2018, As oscilações pluviais ocorrem de forma irregular e com variação durante todos os anos.  Os dados foram revisto na sua consistência, homogeneização e preenchimento de falhas. Utilizou-se da metodologia proposto por Thornthwaite e Mather (1948, 1955) para realiza o computo do balanço hídrico. O município Recife com base na literatura e com os critérios utilizados não possui potencial agroclimático para o cultivo da mangueira ocasionado pelas oscilações térmicas médias e o baixo índice de umidade. O cultivo da mangueira para a área em estudo fica condicionado a plantios isolados em pequenos locais tais como: sitio, fundo de quintal, granja, parque e ruas. O plantio da cultivar em grandes áreas não é recomendável, visto que deverá ter um bom sistema de drenagem.


Palavras-chave


Condições edafoclimáticas, Balanço hídrico, Irrigação, Estudo agroclimático.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i2.9922

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2