FAZER-SE PROFESSOR: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE LICENCIANDOS E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE

Luís Carlos Sales

Resumo


RESUMO

O presente estudo tem como objetivo compreender o modo como vai se constituindo a docência como profissão, a partir da análise da trajetória escolar de licenciandos e do estudo das representações sociais dos mesmos sobre a profissão docente. O trabalho aborda a formação de professores, enfocando sua dimensão psicossocial. As questões investigadas são as seguintes: (a) Qual o perfil do capital econômico, cultural e social dos licenciandos? (b) Como se constituiu, ao longo da trajetória escolar do licenciando, a opção pela docência? e (c) Quais representações sociais esses licenciandos têm construído sobre a docência como profissão? A pesquisa investigou estudantes que ingressaram no primeiro período de 2003 ems onze cursos de Licenciatura Plena oferecidos pela UFPI: Biologia, Educação Artística (Música, Artes Plásticas e Desenho), Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras  (Português, Inglês e Francês), Matemática, Pedagogia e Química. Os resultados revelam a existência, entre os licenciandos, de representações sociais com conteúdos negativos sobre a profissão docente. Essas representações podem mobilizar, em muitos desses estudantes, atitudes pessimistas em relação à profissão escolhida, vindo a afetar, sobremaneira, sua auto-estima. Constatou-se que muitas são as dificuldades enfrentadas pelos licenciandos para dedicar-se à sua formação: muitos são obrigados a conciliar trabalho e estudo; muitos deles possuem capital econômico e capital cultural baixos e, finalmente, tiveram trajetória escolar acidentada. Portanto, as representações sociais de professor, que os licenciandos partilham, evidenciam mais uma dificuldade na formação do futuro docente, aspecto que influência negativamente o modo como os licenciandos se dedicam a sua formação.


Palavras-chave


Licenciando; Representações Sociais; Formação de Professor

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-2754