Sistemas de Informação: a Percepção dos Egressos do Curso de Ciências Contábeis Acerca da Contribuição da Disciplina de Análise de Sistemas Contábeis e Administrativos para a Formação Profissional

Maria do Socorro Diniz de Almeida, Wellington Dantas de Sousa, Juliana Reis Bernardes, Josaias Santana dos Santos, Valdênio Santos Chaves

Resumo


A educação superior em Ciências Contábeis passou por mudanças significativas nos últimos anos, abrindo um leque de oportunidades para atuação do profissional contábil que, para atender a demanda dos usuários das informações, necessitam de qualificação, habilidade e competência, no tocante a geração de informação para tomada de decisão. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), no período de 2008 a 2012, acerca da contribuição da disciplina de Análise de Sistemas Contábeis e Administrativos para a sua formação profissional. A metodologia utilizada para realização do estudo foi a pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo, com a aplicação de questionário com perguntas objetivas. Conclui-se que os egressos concordam com a relevância da disciplina de Análise de Sistemas Contábeis e Administrativos para a formação profissional, sobretudo, no que se refere a gerar e processar a informação em tempo real, tendo o Contador a função de comunicar informações essenciais para o processo de tomada de decisão, principalmente, quando são utilizadas as ferramentas concernentes a Tecnologia da Informação (TI). No entanto, os resultados evidenciam que os egressos sentem que a forma de abordagem da disciplina e disposição dos conteúdos na relação existente entre a teoria e prática necessita de ajustes para a sua melhoria.

Palavras-chave


Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Profissional Contábil.

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DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2015.v2ed13578

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