Comentários do leitor

Muito bom

por MariaAliceApolinário Vargas (2018-08-26)


Benefícios Da Hortelã Vão Além Do Calmante Natural. Confira!

Nomes populares: hortelã pimenta-pimenta, piperita, menta, menta inglesa, menta negra, peppermint (inglês), toronjil de menta (espanhol), yerba de zapo (espanhol). Popularmente, as plantas medicinais de pequeno porte são conhecidas por ervas e geralmente são utilizadas inteiras. Óleos de hortelã pimenta ajudam a aliviar dores musculares, dores nos nervos e também aquelas causadas por atividade física. Isso mesmo, chá e hortelã tem propriedades incríveis para quem sofre de sofre, pois faz com que corpo sue do lado de fora e fique mais frio do lado de dentro. Dessa forma, é diminuída a febre e a inflamação e desconforto que vêm junto.

A hortelinha tem um cheiro forte, que foi documentado para reduzir apetite e suprimir desejo. É por isso que as pessoas que mascam palitos de pimenta ou pellets durante todo dia comem pouco. Se você tem um dente doce, considere mudar para uma xícara de chá de hortelã pimenta-pimenta para perder peso de maneira saudável.

chá da vez é de hortelã, que é velho conhecido das vovós! A hortelã também pode ser usada como tempero de refeições ou como ingrediente para sucos. Ela possui vitaminas A, B e C e minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. chá é um ótimo digestivo, calmante, anti-inflamatório e ajuda nos problemas intestinais e estomacais.

Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos… entramos em mais um mês. Escolhi um chá especial para abrir esse mês. Trata-se de um chá produzido em terras brasileiras, que é um chai e que é a base de mate. Andei refletindo sobre os grandes grupos de chá no mundo. Existem os de ervas, existem os de flores, existem os de frutos - todos chamados de infusão pelos especialistas. Estes caras guardam a palavra chá apenas para que é feito com a planta Camellia sinensis (a partir da qual se faz chá preto, verde, branco). Mas já vimos que, na África do Sul, tem um arbusto chamado Rooibos com papel semelhante ao da planta do chá, e permite tê-lo em graus de fermentação variados e em misturas também. Se chá é asiático, rooibos é a versão sul-africana. E aqui na América? Creio que a Erva Mate também cumpra esse papel, e possa ser base de muitas misturas inovadoras, já que possui um sabor próprio sem perder uma certa versatilidade.

Meu nome é Vanessa, sou atriz e arte-educadora, tenho interesse especial sobre plantas medicinais. Todas as Ervas são do meu quintal ou do quintal de meus pais. Misturar em 10 litros de água mineral, deixar repousar em vasilha plástica, por 48 horas, coar, colocar nos litrões, deixar 5 dias em lugar fresco.

Como usar: Para ajudar na digestão faça um suco misturando 1 colher de chá rasa da erva em 1 copo de suco de laranja ou de abacaxi. Bata tudo no liquidicador ou faça um chá despejando 1 xícara de água fervente sobre 1 colher de sopa de folhas de hortelã-pimenta. Daí, abafe por 10 minutos e coe. Atenção: nunca ferva a água junto com a planta, pois isso faz seu óleo essencial evaporar.

Num estudo italiano de 2007, realizado em 57 pacientes com síndrome do cólon irritável, 75% dos que utilizaram óleo de hortelã-pimenta reduziram em mais de 50% os sintomas desta patologia ao fim de 4 semanas. No grupo placebo, apenas 38% alcançaram este resultado.

Para aliviar dores musculares, utilize óleo essencial, dissolvendo cinco gotas em outro óleo qualquer de base neutro e aplique sobre a área afetada pelo menos quatro vezes ao dia (efeito sedativo, sendo sem dúvida, a planta mais usada no mundo, seja como remédio, seja como aromatizante).

Poucos sabem, mas como a hortelã possui propriedades antissépticas, anti inflamatórias e antipruriginosas, torna-se bastante eficaz no tratamento da acne, sendo possível reduzir ou até mesmo encerrar uso de cremes e loções cosméticas - claro que com a devida atenção e liberação do responsável médico, como dermatologista.

gosto e cheiro de hortelã-pimenta são conhecidos para ajudar a aliviar estresse. Beber chá de hortelã pode ajudar as pessoas a dormir mais facilmente à noite. Alguns acreditam que este alívio do estresse está ligada a melhoria do sistema imunológico que esta bebida proporciona.

A hortelã pimenta pode acalmar as dores de cabeça de duas maneiras: se esfregarmos sobre a pele em pontos estratégicos, como nas têmporas, óleo de hortelã pode relaxar os músculos que causam dores de cabeça por tensão. Se inalarmos, a hortelã pode aliviar a pressão dos seios e induzir a calma.

2 - Qualquer fruto do mar fresco pode ser cozido no microondas em potência alta por aproximadamente 5 minutos, e os secos ou salgados por aproximadamente 10 minutos. As batatas com água levam 8 minutos aproximadamente. Banho estimulante: Ferver em fogo brando por 3 minutos 50 gramas de folhas de hortelã em um litro de água, depois misturar à água da banheira.

Salvia L. é um género botânico da família Lamiaceae, conhecidas como Salva, em Portugal e Sálvia no Brasil. Quando nada mais é especificado, parte-se do princípio de que se está a falar de Sálvia- género inclui arbustos, plantas perenes e anuais. São usadas como condimento, erva medicinal e como plantas ornamentais.