Comentários do leitor

Muito bom

por BrunaMoura Taveira (2018-08-28)


Dr. Alexandre Cruzeiro

Não sendo de rotina, a cefaleia é um sintoma muito comum na medicina e é causada por doenças orgânicas. Dentre as cefaleias, a mais comum é a cefaleia tipo tensional, sendo mais frequentes em mulheres de idades entre 20 e 50 anos. Estudos comprovam que para diagnosticar a cefaleia a pessoa terá que ter 10 episódios de dor em menos de 15 dias por mês com intensidade de leve a moderada, com sensação de pressão ou aperto. Náuseas ou vômitos podem estar associados não a dor. Portadores de cefaleia tem diminuição na produtividade no trabalho e na qualidade de vida em decorrência da dor frequente e da ansiedade.

Ao ler esta reportagem até aqui, você pode ter ficado mais tranquilo, se percebeu que a frequência das suas dores de cabeça e enxaquecas não é suficiente para considerar que a doença já é crônica. IMBELLONI LE, Carneiro ANG. cefaleia tensional pós-raquianestesia: causas, pre­venções e tratamento. Rev Bras Anestesiol 1997;47:453-64.

Estou sentindo umas pontadas do lado esquerdo da cabeça. Elas começam espaçadas e depois continuamente. As vezes chego a me assustar de tão forte que vem, Fiz uma ressonância e médico disse não tr visto nada anormal. Mas sinto esta dor todos os dias.

Dentre as centenas dores de cabeça conhecidas atualmente a que mais se destaca é a enxaqueca, tanto pela sua elevada frequência na população quanto pelo grau de incapacidade que provoca nas pessoas que sofrem desta doença. É importante saber que a enxaqueca não é apenas dor de cabeça, mas este sintoma, provavelmente que mais incomoda, é apenas uma das inúmeras manifestações que fazem parte da grande síndrome.

Ao contrário da enxaqueca, a cefaleia em salvas não melhora com dietas ou mudanças na alimentação. Porém vários pesquisadores apontam para a possibilidade de um conserto natural do relógio biológico” através de tratamentos com exposição a luz bem forte e brilhante ao anoitecer, durante 45 a 60 minutos, durante um período de vários meses. A eficácia desse tipo de abordagem nunca foi comprovada, provavelmente porque tão poucas pessoas devem ter conseguido colocá-la na prática pois a intensidade de luz sugerida é enorme, 5 a 10 mil lux, que não se consegue com a iluminação usual.

Quanto mais se evitar a crise, mais esporádica e menos intensa será. Em caso de crise noturna, deve-se evitar dormir sem se medicar ou utilizar oxigênio medicinal, pois sono profundo irá diminuir a oxigenação do cérebro e iniciar uma nova crise, provavelmente mais forte por ser muito próxima à última.

A url vencendoadordecabeca.com em salvas ocorre em ciclos de crises (daí termo em salvas”), que podem durar várias semanas, intercalados por períodos assintomáticos que podem durar meses a anos. Um ataque costuma durar de 30 minutos a 3 horas e pode ocorrer até 3 vezes por dia.

Os pacientes com CTTC são freqüentemente acometidos por distúrbios emocionais, como depressão, ansiedade ou nervosismo, e por distúrbios do sono, como insônia e sono interrompido , não sendo incomum uso abusivo de medicamentos sintomáticos, muitas vezes prescritos até por médicos desinformados.

primeiro: a pessoa tem uma enxaqueca que cronificou (dos 16 milhões de brasileiros que têm enxaqueca, mais da metade vai passar por isso em algum momento da vida). Segundo: a cefaleia crônica diária tem como principal fator de desenvolvimento uso abusivo de medicações analgésicas, que acabam perdendo eficácia e reduzem limiar da dor.