Perfil do usuário

GabriellyGouveia Esteves

Resumo da Biografia Curso Online De Educação Infantil E A Linguagem Do Movimento

Curso objetiva fornecer aos cursistas informações teórico-metodológicas para aprofundamento e reflexão sobre as propostas pedagógicas para a Educação Infantil, com objetivo de estabelecer um projeto educativo que respeite as necessidades das crianças atendidas nesse nível de ensino, reconhecendo-as como sujeitos sociais, históricos, culturais e de direitos. 3° Momento: Conversar com os alunos sobre as diferenças entre os animais aquáticos, aéreos e terrestres, mostrando a eles os animais de verdade que foram levados para escola: um jabuti, um peixe, um passarinho e um cachorro, deixando-os livres para tirarem suas dúvidas e contarem suas experiências.

Pensando atender essa demanda, a Universidade Potiguar - UnP pretende oferecer curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação Infantil, objetivando proporcionar uma formação que instrumentalize os profissionais para lidar com este novo modo de ver a criança pequena tanto de forma teórica quanto prática, apresentando novas propostas voltadas para as exigências dos tempos modernos e habilitando-os para exercerem com êxito a sua função.

Com os cursos online do Educamundo, é possível escolher onde, quando e que estudar. Com a nossa metodologia de auto-aprendizagem, aluno tem total autonomia em escolher os cursos EAD que deseja fazer, quais os assuntos que gostaria de se aprofundar, além de poder construir seu horário de estudos da forma que lhe for mais conveniente. A carga horária também é a escolha do aluno. Com nosso sistema de avaliação, elas variam de 5h a 360h.

A formatura da Educação Infantil é um momento que deve ser marcante na vida dos alunos, pais, familiares e demais presentes. Por isso, é fundamental que haja planejamento para esse dia tão especial. Então esse ano quero compartilhar alguns roteiros ou projetos de formatura.

Outra sugestão é organizar os alunos em duplas para que um possa desenhar outro. Um deles deve se deitar sobre um papel comprido (do tipo kraft), enquanto outro risca contorno de seu corpo e depois, com a ajuda do professor, recorta traço da silhueta. Quando modelo estiver pronto, a dupla identifica as partes do corpo com uma etiqueta de legenda. Pendure os trabalhos na sala de aula e proponha uma brincadeira na qual os alunos devem adivinhar quem está representado em cada desenho. Ao descobrirem, deverão colocar os respectivos nomes. A atividade pode ser repetida para que outro membro da dupla também tenha seu corpo desenhado no papel kraft.

Esta pergunta é importante e deveria ser feita pelos pais e professores de uma maneira geral. Embora os professores tenham tido em sua formação educação infantil a disciplina de Psicologia da Educação, muitos ainda não sabem como funciona a mente da criança, quanto à aquisição da aprendizagem.

A criança que joga está reinventando grande parte do saber humano. Além do valor inconteste do movimento interno e externo para os desenvolvimentos físicos, psíquicos e motor, além do tateio, que é a maneira privilegiada de contato com mundo, a criança sadia possui a capacidade de agir sobre mundo e os outros através da fantasia, da imaginação e do simbólico, pelos quais mundo tem seus limites ultrapassados: a criança cria mundo e a natureza, forma e transforma e, neste momento, ela se cria e se transforma (p.64).

Essa também é uma atividade bem legal! Chame seus filhos para um determinado ambiente (sala, quarto, varanda etc.) e peça-os para observarem atentamente todos os objetos e móveis do espaço. Em seguida, retire as crianças do local e esconda algum item que fazia parte do ambiente.

É importante professor verbalizar que vai acontecer e fazer uma transição tranquila de uma atividade para outra. Por exemplo, quando a maior parte dos cantos já está arrumada, é possível continuar orientando os pequenos a guardar tudo ao mesmo tempo em que já inicia uma conversa naturalmente, sem impor que todos devem se sentar. Esse é, inclusive, um bom momento para compartilhar que vai acontecer ao longo do dia. É possível pedir para as próprias crianças ajudarem a lembrar de qual é a sequência das atividades.

Na Educação de Jovens e Adultos, oportunizamos um ambiente acolhedor, espaços de convivência, de estudos e cooperação. Utilizamos uma metodologia de ensino que estimula a construção colaborativa de aprendizagem, respeitando diferenças, valorizando saberes, aproximando famílias e comunidades.