Perfil do usuário

BarbaraXavier Geraldes

Resumo da Biografia Tratamento De Fonoaudiologia Para Disfagia

A Disfagia é caracterizada pela dificuldade de ingestão, que nada mas é do que ato de engolir mantimentos. A acalásia idiopática do esôfago e megaesôfago chagásico apresentam manifestações clínicas, fisiopatologia CONAFONOe aspectos radiológicos, endoscópicos e manométricos idênticos, razão pela qual tratamento, qualquer que seja método adotado, aplica-se também a ambas as afecções.

A disfagia, ou complexidade em engolir consiste na realização de um maior dedicação e aumento do tempo necessário para movimentar víveres ou líquidos da boca para estômago. A disfagia deve também ser sócia com dor. Em alguns casos deve ser impossível engolir.

Apesar deser algo desconfortável, procedimento não é doloroso, porque a narina, através do qual tubo é inserido, é anestesiada. Uma vez que a sonda está no lugar, paciente fala e respira normalmente. Os efeitos adversos da manometria esofágica são menores e incluem leve irritaçãona gasganete. Fortuitamente, durante a inserção, a sondagem pode entrar pela laringe (caixa da voz) e ocasionar tosse. Quando isso acontece, impecilho geralmente é reconhecido urgentemente, e tubo é removido. Extremo desvelo deve ser usado ao colocar a cateter em pacientes que tem dificuldades para engolir, porque sem uma deglutição adequada para relaxar esfíncter esofágico superior,a prumo desvia-se do caminho organico, causando desconforto.

Perante sintomas como os descritos, sujeito deve ser avaliado por um Médico da Fala, que despitará cuidadosamente qualquer modificação sensitiva, motriz ou estrutural no processo de ingestão e planeará a mediação mas apropriada, de forma a regularizar esta função e, deste modo, melhorar subsídio nutricional do tipo e a sua qualidade de vida.

A disfagia está relacionada com consequências importantes como tosse, sufocação ou asfixia. Até situações mais graves como desvantagens pulmonares derivados da aspiração do comida, desidratação, fome e perda de peso e sepses, são resultados característicos da aspiração decorrente da disfagia. Uma vez presente, a disfagia contribui para aumentar a morbimortalidade dos pacientes, especialmente dos idosos, principal conjunto de risco para a doença. Sua incidência deve chegar a 33% nos atendimentos de urgência, e número reduzido de estudos realizados em moradias de repouso para idosos possui mostrado que 30 a 40% dos pacientes têm distúrbios de ingestão, resultando em subida incidência de complicações por aspiração.

Figura 1 Curva de Kaplan-Meier argumento a pioria da deglutição conforme os níveis da FOIS, em pacientes com doença de Parkinson (DP) acompanhados em um ambulatório de disfagia entre 2006 e 2011 (n = 24). Observação censurada mostra pacientes perdidos durante seguimento ou pacientes sem agravamento na funcionalidade da deglutição durante período de observação.

Montante energético: 302,08 Kcal. Proteínas:76,78 g Carboidratos:453,72 Gorduras: 59,13 g Porcentagem com saudação a taxa energética. Observação nutricional É uma vitamina fresca e suave, utilizar, de preferência, um iogurte que não tenha pedaços de morangos, para evitar que as sementes irritem a boca. Utilizar também tudo muito bem fragmentado. No caso das nozes, deve-se utilizar em pó, ideal para tratamento de disfagia.

A terapêutica nutricional, em coordenação com treino de ingestão, caracteriza-se pela adequação do plano alimentar à consistência tolerada pelo paciente, e pela monitorização frequente. Depende da etiologia da disfagia e da severidade, e possui como objetivo primordial permitir a ingestão segura dos alimentos, da mesma maneira que asseverar que as necessidades nutricionais são atingidas pela ingestão alimentar.