FORMAÇÃO EM GEOGRAFIA: UM OLHAR PARA OS BACHARÉIS FRENTE ÀS COMPETÊNCIAS E DESAFIOS

Vívian Ribeiro Magalhães, Karoline Veloso Ribeiro, Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque

Resumo


Ao considerar as modalidades na formação entre bacharelado e licenciatura em Geografia, tem-se como questionamento a categoria Geógrafo enquanto unidade profissional. Nesse sentido, o presente estudo visa abordar a legislação vigente a respeito do que é ser Geógrafo, destacando as suas competências e desafios, particularmente para os bacharéis em Geografia. Para tanto, a metodologia contemplou a etapa de revisão bibliográfica, procedendo-se as devidas análises e reflexões frente à formação dos profissionais da área de Geografia, tendo como recorte as Universidades Federais instaladas nas capitais do Nordeste brasileiro. Desse modo, observa-se que em virtude da falta de uma unicidade na perspectiva da categoria, o Geógrafo não possui o devido reconhecimento, principalmente, por parte de algumas instituições, enquanto outras categorias tiveram expansão em suas áreas de atuação, muitas vezes compatíveis ao trabalho do Geógrafo. Conclui-se que o profissional Geógrafo, quando devidamente habilitado, tem competência para atuar na área ambiental, no planejamento, na cartografia e nas características do meio físico e humano.

 

Palavras-chave: Formação. Geografia. Bacharelado. Nordeste.

 


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Referências


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