ALFABETIZAR EXPLORANDO A LINGUAGEM GEOGRÁFICA

Angela Maria do Carmo

Resumo


As aulas de Geografia nos anos iniciais da educação básica ainda se constituem para muitos professores especialistas em Geografia e Pedagogos do Ensino fundamental, como saberes que podem ser explorados com maior relevância após a aquisição da língua escrita, códigos e símbolos. Possibilitar a alfabetização geográfica propicia a criança compreender criticamente sua espacialidade. Como parte de pesquisa para escrita de dissertação de mestrado do curso de Pós Graduação em Geografia, este artigo busca nos referenciais teóricos da Geografia Cultural, dialogando com Dardel (2011), Marandola (2014) e outros autores, a importância destes saberes para o desenvolvimento integral do educando, e neste sentido, discutiremos um estudo de caso do processo de alfabetização, tendo os saberes geográficos como um componente curricular que potencializa a compreensão do lugar de vivência da criança e por isso, torna-se facilitadora de sua expressão e compreensão de sua realidade na busca pela assimilação dos símbolos linguísticos verbais e não verbais e do desenvolvimento global do educando.

Palavras-chave: Alfabetização. Ensino de Geografia. Geografia Cultural. Linguagem.


Texto completo:

PDF

Referências


André, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), versão aprovada pelo CNE, Brasília: MEC, 2017.

CALLAI, H. C. A Geografia e a Escola: Muda a Geografia? Muda o Ensino? Revista Terra Livre, São Paulo, n. 16. p. 133-152, 2001.

COSGROVE, D. A Geografia está em toda parte: Cultura e Simbolismo nas Paisagens Humanas. In: CORREA, R. L. e ROSENDAHL, Z. (org.). Paisagem Tempo e Cultura, Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1998, p. 92 - 123.

DARDEL, E. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FERREIRO, E. [et al.]. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43ºed. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 2011.

GOULART, L. Aprendizagem e ensino: uma aproximação necessária à aula de Geografia. In: TONINI, I. M. (org.). O ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011, p. 19-27.

LASTÓRIA, A. C.; FERNANDES, S. A. A Geografia e a Linguagem Cartográfica: de nada adianta saber ler um mapa se não sabe aonde quer chegar. In: Ensino em Re-Vista, v. 19, n. 2, 2012.

LIBÂNEO, J. C. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, set./dez. 2010.

LOPES, C. S. O professor de geografia e os saberes profissionais: o processo formativo e o desenvolvimento da profissionalidade, 2010, 258f. Tese (Doutorado) - Programa de pós-graduação em Geografia Humana, FFLCH-USP, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

LOPES, J. J. M. Geografia das Crianças, Geografias das Infâncias: as contribuições da Geografia para os estudos das crianças e suas infâncias. Revista Contexto & Educação. Rio de Janeiro, Editora Unijuí, Ano 23, n. 79, p. 65-82, jan./jun. 2008.

MARANDOLA JR., E. Um sentido fenomenológico de paisagem: o sentir em mistura do ser-lançado-nomundo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE PAISAGEM. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, USP, São Paulo, 2014.

MOREIRA, R. Pensar e ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007.

NOGUÈ, J. Introducción. El paisaje como constructo social.In: Nogué, Joan (ed.). La construcción social delpaisaje. Madrid: Biblioteca Nueva, 2016, p. 9-24.

PICOLLI, L.; CAMINI, P. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, 2013.

SANTOS, M. Sociedade e Espaço: a Formação Social como Teoria e como Método. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, AGB-SP, n. 54, p. 81-100, 1977.

SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado: revista de Currículo y Formación, v. 9, n. 2, 2005. Disponible em: URL: http://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Angela Maria do Carmo



ISSN: 1677-8049 (Impresso)

ISSN: 2763-9819 (Online)

 Revista Científica o Direito Pensa