A INTERTEXTUALIDADE COMO CARACTERÍSTICA ESSENCIAL PARA O HUMOR, CRÍTICA SOCIAL E COMPREENSÃO DAS TIRINHAS DA MAFALDA E ARMANDINHO

Camila Karen Araújo Rodrigues

Resumo


O artigo investiga a intertextualidade como característica essencial para o humor, crítica social e compreensão das tirinhas da Mafalda e Armandinho. Para isso, foram elencados estudos sobre o gênero Tiras em Quadrinhos e Intertextualidade, buscando localizar as fontes dos textos originais, para análise destes textos inseridos como intertextos nas tiras. O corpus desta pesquisa é constituído por 3 (três) tirinhas da Mafalda, retiradas da obra “Toda Mafalda”, de Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino, e 3 (três) tiras do Armandinho, retiradas da página do Instagram que contém as tiras publicadas pelo cartunista Alexandre Beck. Para a análise, foi adotada a perspectiva da intertextualidade explícita e implícita, compreensão de textos e construção de sentidos, abordada por Koch (1994; 2007; 2018) e Vanda Maria Elias (2018), e construção do humor pela perspectiva de Ramos (2007). A partir da análise do corpus, constatou-se que a intertextualidade presente nas tiras é usada como recurso para causar humor e também realizar uma crítica social. Nessa perspectiva, com base em Antunes (2017), verificou-se que o intertexto inserido na tira passa pelos processos de recapitulação, remontagem e reenquadramento, visto que o intertexto retoma outro texto para buscar nova visão e adequá-la, para construir um novo sentido para o intertexto e compreensão final da tira. Além disso, o humor e a crítica social são validados se o leitor tiver conhecimento enciclopédico. Para aprofundamento da pesquisa, os estudos também se basearam nos argumentos de autores como Frasson (1992), Ramos (2007), Ferreira (2010), Cavenaghi (2011) e Catto (2012).

 

Palavras-chave: Intertextualidade, Linguística textual, Tirinha, Mafalda, Armandinho.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.