PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS: LINGUAGENS, DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Naziozênio Antonio Lacerda, Marta Vânia da Silva

Resumo


O livro didático constitui-se um importante instrumento de ensino, ditando, em muitos casos, o quê e como devem ser ensinados determinados conteúdos. Diante desse cenário, o presente trabalho objetiva analisar as propostas de produção escrita sobre os gêneros textuais em livro didático de língua portuguesa, direcionado ao primeiro ano do ensino médio. A metodologia deste trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, levada a efeito através de uma pesquisa bibiográfica de natureza analítica e descritiva. Tomou-se como objeto de análise o livro: Português linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (2013). Como aporte teórico, baseou-se em Marcuschi (2007), Bronckart (2007), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros autores. Os resultados mostram que os autores do livro didático analisado trabalham os gêneros textuais de maneira interativa, com propostas de produção escrita ligadas a projetos didáticos. Conclui-se que as propostas de produção escrita contemplam as especificidades do gênero textual no que diz respeito à linguagem e à estrutura composicional, bem como as atividades de produção estão condizentes com o que postulam os PCNEM de língua portuguesa no que tange ao ensino de produção de textos.

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