LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO VIRTUAL: O INTERNETÊS NA REDE SOCIAL FACEBOOK

Naziozênio Antonio Lacerda, Manoel Alves Filho

Resumo


O objetivo desta pesquisa é analisar as características do internetês na linguagem da rede social facebook. Este trabalho se justifica pela necessidade de se estudar a linguagem na comunicação virutal, identificando os vocábulos criados ou transmitidos pelos usuários no facebook.  A fundamentação teórica baseia-se nos pressupostos de Araújo (2016), Carvalho e Kramer (2013), Crystal (2005), Magalhães (2008), Rajagopalan (2013) e Xavier (2011).  Adota-se a pesquisa qualitativa para análise do corpus constituído por 10 mensagens selecionadas aleatoriamente, postadas em grupo de amigos de uma página do facebook no período de novembro de 2015 a fevereiro de 2016.  Os resultados mostram que ocorre o internetês em 94 palavras de um total de 449 palavras. Conclui-se que as características mais marcantes do internetês na rede social facebook são: informalidade, coloquialismo, abreviações, redução e duplicação de letras, sendo comum a utilização de recursos semióticos que imprimem forte expressividade às mensagens.


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