AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS EM MOVIMENTO SOB O VIÉS DA ANÁLISE DO DISCURSO MULTIMODAL

Lizainny Aparecida Alves Queiroz

Resumo


A publicidade, enquanto uma prática social persuasiva, emprega o efeito de verdade e estratégias discursivas visando a captação do público. Pois, ainda que não veicule uma verdade absoluta sobre o produto/serviço, é plausível que a campanha transmitida produza a sensação de que os benefícios e os resultados mostrados correspondam a uma verossimilhança. Para tanto, a publicidade procura oferecer credibilidade às peças publicitárias televisivas, colocando em prática, técnicas que se utilizam de textos verbais e não-verbais, de modo a promover uma situação de comunicação entre o anunciante e o público-alvo. O objetivo deste trabalho será aplicar a metodologia de análise do discurso multimodal proposta por Kress e van Leeuwen ([1996] 2006) em uma publicidade televisiva; de modo a verificar como ocorre a interação entre os dois lados do discurso da TV: anunciante e telespectador/consumidor. Os resultados alcançados indicam que a interação entre ambos fortalece a rede como um todo, e que nesse contexto, a imagem e o texto destaca os recursos próprios de cada linguagem, derivando em significados que se complementam. 

 

Palavras-chave: Discurso publicitário. Publicidade televisiva. Gramática do Design Visual. Imagem em movimento.

 


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