UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO POEMA “BEBA COCA COLA”, DE DÉCIO PIGNATARI: EFEITOS DE SENTIDOS PRODUZIDOS PELA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Francisco Renato Lima, Sara Oliveira Paz, Safira Ravenne da Cunha Rêgo

Resumo


Sabe-se que, além de expressar os dilemas e sentimentos do homem, a Literatura também tem sua função social, pois através de experiências pessoais e sociais, o artista recria a realidade. Tendo em vista então, que ela trabalha com a forma do texto e a produção de sentidos, este artigo busca fazer uma análise discursiva do poema: “Beba coca cola” de Décio Pignatari, segundo a perspectiva da Análise do Discurso (AD). O presente trabalho é de cunho bibliográfico e indutivo e tem como embasamento teórico, as contribuições de Orlandi (1992; 2007) e Pêcheux (2010). Através dessa análise discursiva, foi possível compreender a criticidade do poema “Beba coca cola”, devido aos efeitos de sentidos produzidos pelas palavras, bem como, a contribuição da poesia concreta para a construção do pensamento social brasileiro em relação ao consumismo no Brasil.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.