VERDADE OU FAKE NEWS? NÍVEIS DE LETRAMENTO CRÍTICO MULTIMODAL EM POSTAGENS SOBRE COMUNICADO DO MEC

Erika Guimarães de Oliveira, Vicente de Lima- Neto

Resumo


Em tempos de dúvidas sobre a veracidade das notícias divulgadas nos meios de comunicação, principalmente no meio digital, este trabalho versa sobre um comunicado expedido pelo MEC que tratava de questões do Instituto Nacional de Surdos (INES). A veracidade do texto foi amplamente discutida sendo inicialmente considerada uma fakenews. Partimos da premissa que cada indivíduo utiliza seu nível de letramento crítico multimodal (LCM) para analisar os textos a que tem contato diariamente, e esses níveis de letramento variam de pessoa para pessoa, possibilitando interpretações diferentes do mesmo texto. Este artigo tem por objetivo analisar os níveis de LCM em postagens de internautas que ecoaram de um comunicado do Ministério da Educação.Apoiamos-nos nas discussões de Lemke (2010) e Rojo (2012, 2013) sobre letramentos, bem como nos estudos sobre letramento crítico multimodal de Catto (2015). Para atingir nosso objetivo, selecionamos um corpus, composto por duas postagens de domínio público, sobre o tema, que foram amplamente divulgadas na internet. Em seguida, analisamos o objeto de estudo à luz das categorias: a) Básico b) Intermediário, c) Avançado, associadas aos níveis de letramento crítico multimodal apresentados por Oliveira (2019). A análise demonstra que é possível encontrar diferentes níveis de LCM nos eventos comunicativos ecoados do comunicado do MEC e disseminados em redes sociais

 

Palavras-chave:Fakenews; Letramento Crítico Multimodal; Níveis de letramento. 


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