MODERNISMO E PÓS-MODERNISMO EM MILTON HATOUM

Lucas Lima Moura

Resumo


A pós-modernidade e seus reflexos nas expressões artísticas têm proporcionado um debate relevante nas últimas décadas, sobretudo porque a grande metanarrativa de legitimação da modernidade, definida pela confiança em um progresso ininterrupto, que levaria a humanidade inexoravelmente a um patamar de evolução advinda dos avanços científicos e tecnológicos, perdeu reconhecimento na contemporaneidade. Portanto, neste artigo discutir-se-ão os conceitos mais relevantes sobre a pós-modernidade com o intuito de situarmos a produção do escritor Milton Hatoum nesse debate. Para tanto, as definições de pastiche e paródia serão abordadas no estudo, como também as acepções estéticas da produção literária do escritor apresentadas pelos críticos Silviano Santiago e Vinícius Jatobá. Isto posto, a análise será feita, por meio de uma leitura crítica e revisão bibliográfica, a partir do suporte teórico de Lyotard (1988), Hutcheon (1991), Jamenson (1996) e Vicenzi (2009). Desse modo, se apreendeu que Hatoum é um escritor típico da contemporaneidade e traz referências do modernismo, não por fidelidade ideológica ou resgate do passado, mas numa intenção mimética neutra restrita à forma do significante contida nos seus livros.   

PALAVRAS CHAVE: Pós-modernidade. Modernismo. Milton Hatoum.


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