TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: PARALELOS COM O FILME “MUDANÇA DE HÁBITO”
Resumo
O uso de Tecnologias Digitais na Educação vai muito além da apropriação de conhecimentos técnicos acerca do funcionamento dos equipamentos. Entender não apenas o processo histórico de evolução tecnológica e a relação do homem com a tecnologia ao longo dos tempos, como também as demandas e subjetividades da contemporaneidade, são fundamentais para compreendermos o contexto atual e, assim, poder explorar melhor as possibilidades na Educação. Neste texto, a partir das ideias de Hall (2006), Kenski (2008), Lemos (2009), Lévy (2010, 2010b), Santaella (2003), Serres (2013) e Veen e Vrakking (2009) e de uma leitura do filme “Mudança de Hábito” (1992), buscamos discutir algumas das necessidades e urgências na formação e na atuação da professores, especialmente os de matemática. Mesmo com o crescimento da pesquisa no campo de formação de professores nos últimos anos, finalizamos considerando que algumas barreiras ainda precisam ser superadas para que as Tecnologias Digitais cumpram seu importante papel também no contexto educacional, a saber: a rigidez das diretrizes nacionais para os cursos de licenciatura, a visão dos próprios professores
formadores e o condicionamento ao modelo de educação massiva do estudante que chega ao Ensino
Superior.
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PDFDOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i47.11562
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