A ALTERNÂNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PERSPECTIVA DOS MONITORES DE ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA
Diego Gonzaga Duarte da Silva, Lourdes Helena da Silva, Élida Lopes Miranda
Resumo
As Licenciaturas em Educação do Campo tiveram sua expansão recente em nossa sociedade, com a implementação de 42 novos cursos de graduação em diferentes Instituições de Ensino Superior. No contexto destes novos cursos, nosso estudo privilegiou a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (Licena), com o objetivo de analisar o processo de formação por alternância implementado pelo curso, a partir das avaliações de seus estudantes que atuavam como monitores de Escolas Família Agrícola (EFAs). Em termos metodológicos, nossos dados foram obtidos a partir de entrevistas com estes sujeitos que, por sua vez, foram submetidas aos procedimentos técnicos do método Análise de Conteúdo. Dentre seus resultados, a análise das avaliações construídas pelos estudantes da Licena, monitores de EFAs, possibilitou identificar as potencialidades e desafios da formação por alternância no curso, particularmente em relação ao corpo docente e a alternância.
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i47.11808
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