CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALESCENDO A TEIA DA VIDA
Resumo
O que é o currículo? A quem e para que serve? Quais os princípios que podem nortear um currículo inclusivo? Estas questões aqui propostas serão discutidas neste artigo. Objetivamos refletir e fazer apontamentos sobre o que consideramos como um currículo para diversidade à luz da complexidade. Discorremos sobre o que é “currículo“ e qual o sentido do caminho, percurso ou jornada que percorremos durante muitos anos de nossa vida. Faremos uma reflexão teórica á luz dos novos paradigmas da educação: complexidade, Transdisciplinaridade e pensamento ecossistêmico. Apresentarmos à luz de teóricos como Sacristán (2002), Alves (2013; 2016), Moraes (2004), Morin (1996; 1997)) entre outros. Apontaremos os princípios de um currículo inclusivo, de um currículo que atenda ao sentido de “ser humano”, legítimo e legitimado, único, singular. Desejamos um currículo imbuído de respeito aos valores universais, que outorgue ao humano não só a autoria de pensamento, mas, a legitimação do sujeito singular e a autoria de vida.
Palavras-chaves: currículo, diversidade, complexidade.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8122
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Linguagens, Educação e Sociedade
![](/index.php/lingedusoc/manager/setup/revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/Redib_01___def1.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/01__def5.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/diadorim__def2.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/bbe__def3.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/LATINDEX__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/EDUBASE___DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/GOOGLE__DEF2.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/SUMARIOS__ORG.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/LIVRE__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/IBICT__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/CAPSSSSS_DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/Redib_01___def3.jpg)