O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS

Edith Maria Batista Ferreira, Joelma Reis Correia, Vanja Maria Coutinho Fernandes

Resumo


A alfabetização continua se apresentando como um desafio presente no cenário educacional brasileiro, exigindo ações que promovam mudanças efetivas. Resultado de uma pesquisa documental, este artigo analisa as implicações do Programa Alfabetiza Maranhão para a formação do leitor e produtor de textos, com base nas orientações para o ensino da leitura e da escrita presentes em três Cadernos de Atividades utilizados durante a sua implementação no ano de 2015. Nortearam a fundamentação e a análise dos dados: Volochinov (2017), Bakhtin (2016), Duarte (2011), entre outros. Os resultados apontam que as orientações advindas do referido Programa dificultam a formação de leitores e de produtores de textos, por não aproximar os alunos dos gêneros textuais que circulam socialmente, tendo em vista que os materiais de leitura dão ênfase à didatização da literatura, além de supervalorizarem os aspectos técnicos da língua como ponto de partida do processo de alfabetização de crianças.

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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i44.8680

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