Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista +Portfólio?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES GERAIS
Todo o trabalho deve ser desenvolvido a partir do uso do template que se encontra disponível para download na seção específica. Ele foi disponibilizado em dois formatos diferentes, ambos com as mesmas especificações. Em .cdr, para CorelDRAW, e .ai, para Illustrator. Caso haja impossibilidade no uso das versões disponibilizadas, deve-se encaminhar solicitação de arquivo em outra versão compatível via e-mail do projeto (contatomaisportfolio@gmail.com).


As páginas internas devem ser diagramadas pelos autores dos trabalhos, cabendo a equipe editorial apenas supervisionar as produções e corrigir/alterar eventuais incompatibilidades de layout/diagramação. Este manual possui diretrizes que servem de base para a organização dos materiais produzidos pelos alunos e devem ser respeitadas para que a haja uma unidade na revista. O arquivo do template acompanha ainda uma versão exemplo de como as páginas poderiam ser diagramadas, mas que não deve, necessariamente, ser copiada na íntegra, servindo apenas como modelo de orientação.


O template não deve ser alterado, apenas acrescido o conteúdo a ser diagramado. Não serão aceitos a inclusão de elementos no layout, como fundo, que deve se manter branco, ou outros elementos de identidades visuais alheias às diretrizes da revista.

 

DIRETRIZES
A ordem das páginas foi previamente definida, conforme e-mail encaminhado para os responsáveis pelos trabalhos participantes. Dessa forma, deve-se atentar ao tipo de página em que o trabalho se iniciará. Foram definidas um máximo de quatro (4) páginas por trabalho, com possibilidade de expansão, conforme necessidade, a ser avaliada pelo equipe editorial da revista.

As páginas serão diagramadas com o material desenvolvido pelos responsáveis pelos trabalhos participantes da revista. Na primeira página devem constar: o título do trabalho; nome dos participantes; uma imagem do projeto/pesquisa, com respectiva legenda; e, se possível, ficha técnica do projeto (esta ficha pode constar em outras páginas, não sendo obrigatório constar na primeira página, mas deve estar presente no conteúdo do trabalho).

As margens estão previamente definidas no arquivo do template enviando junto a este documento. As dimensões para as páginas par e ímpar são as mesmas, modificando-se apenas o posicionamento de acordo com o sentido de leitura. A fonte a ser utilizada no desenvolvimento do trabalhos é a Lato, fonte gratuita disponível no Google Fonts e que acompanha este arquivo. Solicita-se que os responsáveis pela diagramação de seus respectivos trabalhos instalem todas as versões disponíveis no arquivo compactado disponibilizado.

O espaçamento vertical é o espaço entre o elementos textuais e imagens dentro da diagramação. Eles foram previamente definidos para manter uma unidade no desenvolvimento da revista. O espaçamento horizontal é o espaço entre o elementos textuais e imagens dentro da diagramação. Eles foram previamente definidos para manter uma unidade no desenvolvimento da revista.

A produção, edição e recorte de imagens é de inteira responsabilidade dos participantes, cabendo a equipe editorial apenas supervisonar a produção dos conteúdos. Recomenda-se o uso de imagens que sejam representativas para o trabalho, que o apresentem de forma clara. As imagens de plantas, cortes e fachadas, por exemplo devem ter tamanho suficiente que possibilite uma leitura confortável das mesmas.

É importante que os textos sejam claros e descrevam bem o projeto. Os textos não precisam ser longos, podendo os participantes fazerem mais o uso de imagens, mas é imprescindível que esses tragam informações que possibilitem aos leitores o entendimento correto do projeto que está sendo apresentado, estando os participantes responsáveis pela definição dos tópicos e a quantidade destes.

 

CONTEÚDO MÍNIMO
O conteúdo a ser apresentado para a descrição do projeto é de inteira responsabilidade dos participantes. Mas a revista propõe conteúdos para que haja uma melhor apresentação dos projetos.

Desta forma observa-se:
Conteúdo obrigatório a ser apresentado:
- Nome do projeto;
- Nome dos participantes;
- Nome da disciplina;
- No mínimo uma imagem geral do projeto;
- Conceito e partido em forma de texto corrido;
- Ficha técnica com: título; orientador; tipologia; localização; área; instuição.

Conteúdo sugerido, não obrigatório:
- Planta baixa;
- Implantação
- Cortes;
- Fachadas;
- Perspectivas internas e/ou externas;
- Descrição de materiais;
- Esquemas gráficos.

 

ENTREGA
O prazo de envio do material para análise previa será preestabelecido em caledário a ser divulgado posteriormente. As datas serão confirmadas conforme e-mail enviado aos participantes. Todo o material deverá ser enviado em um arquivo compactado nos formatos .zip, .rar ou .7zip, para o e-mail de contato do projeto (contatomaisportfolio@gmail.com) dentro do prazo preestabelecido.

O não envio do trabalho dentro do prazo acarretará na retirada deste da lista de participantes desta edição da revista. Podendo ainda a situação entrar em análise pela equipe editorial para o recebimento posterior conforme solicitação através do e-mail de contato do projeto (contatomaisportfolio@gmail.com).

 

A lista de materiais a serem enviados em arquivo compactado são:
- O template com o conteúdo do trabalho diagramado em versão editável (.cdr ou .ai);
- O template com o conteúdo do trabalho diagramado salvo em .pdf;
- Todas as imagens utilizadas na diagramação do trabalho, em qualidade original;
- Todos os textos utilizados na diagramação do trabalhos em formato .doc ou .docx;
- Qualquer conteúdo que se fizer necessário envio para a equipe editorial.

 

Caso haja impossibilidade de envio por e-mail, os participantes devemcomunicar os respectivos problemas a equipe editorial com antecedência para que sejam tomadas as medidas necessárias.

 

Mais informações podem ser encontradas no manual de orientações da revista a ser enviado aos participantes, via e-mail, mediante confirmação de participação na atual edição desta compilação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O trabalho segue as diretrizes propostas para a revista?
  2. O arquivo compactado acompanha os itens solicitados conforme especificação do manual da revista?
  3. Foi observada a quantidade de páginas especificada para seu trabalho?
 

Declaração de Direito Autoral

Os termos de autorização de uso de material se encontra disponível para assinatura na coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí. Este documento, de cunho individual, deverá ser assinado em duas vias, uma que ficará sob guarda do Projeto de Extensão MaisPortfólio, e outra que ficará em posse do participante. 

Os participantes devem ficar atentos ao prazo de assinatura dos termos conforme conograma enviado via e-mail.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereço submetidos nessa versão eletrônica de revista do MaisPortfólio serão usados exclusivamente nos serviços prestados por essa publicação, e não serão repassados a terceiros.