A SUBJETIVIDADE DOS ENTRAVES NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR

Maria Anunciada de Barros Lima Vieira, Renária Rodrigues de Castro

Resumo


O presente estudo é o resultado de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, cujo objetivo geral foi identificar os principais entraves da inclusão de alunos surdos no âmbito da escola regular. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 9394/1996, a educação inclusiva garante a inserção dos alunos surdos no ensino fundamental e médio sem distinção. A amostra foi composta por três professores e dois alunos surdos do ensino médio de uma escola da Rede Estadual de ensino, da cidade de Picos-PI. A maioria dos professores são favoráveis à inclusão e os alunos surdos afirmaram ser difícil a comunicação, em sala, com agentes do processo aprendizagem. Constatou-se que a falta de capacitação dos professores e de recursos humanos e didáticos restringe a aprendizagem dos alunos surdos. Foram elencados os seguintes autores Sanche & Teodor (2006), Sant'ana (2005), Mantoan (2005), para embasamento do artigo.


Palavras-chave


Inclusão; Surdez; Escola regular.

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