A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA, NA CIDADE DE BOM JESUS-PI

Valter Santiago de Oliveira, Débora Laianny Cardoso Soares

Resumo


Este artigo discute a importância do estágio supervisionado, atividade obrigatória nos cursos de graduação no Brasil, tendo como objetivo verificar a influência do estágio supervisionado na formação dos professores de História. Destacando os benefícios e dificuldades de concluir o estágio para a prática profissional, bem como compreender o desenvolvimento de cada discente para além da compreensão das teorias estudadas durante a graduação, mas sobretudo, a sua aplicabilidade e reflexão acerca da prática que se inicia neste momento. A metodologia baseia-se em caráter qualitativo, pesquisa bibliográfica e análise de fontes obtidas através de entrevista com os alunos do curso de licenciatura plena em história do parfor na cidade de Bom Jesus - PI, a fim de entender as suas experiências no estágio supervisionado. Autores como Pimenta (1997), Souza (2012) Santos (2005) contribuíram significativamente para análise dessas informações. Concluiu-se que a etapa do estágio é uma oportunidade única para unir a teoria do curso com a prática, com o exercício da profissão e também com o período em que o estagiário pode assinar sua escolha de profissão ou retirar-se dela, considerando a realidade vivida nessa formação, bem como consumar considerações singulares sobre uma sala de aula e as dificuldades e os benefícios de ser professor (a).


Palavras-chave


Estágio supervisionado, docência, História

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