Considerações acerca dos critérios de Identidade Intensional e Extensional na Conceitografia de Frege

Eduardo Antônio Pitt

Resumo


Neste artigo daremos principal atenção aos dois critérios de identidade de conteúdo conceitual que estão presentes nos §§ 3 e 8 da Conceitografia de Gottlob Frege. Nosso propósito é analisar as características destes critérios da notação conceitual de Frege porque pretendemos delimitar a discussão em torno dos problemas relacionados às noções de identidade intensional e extensional. Dessa forma, pretendemos: (i) analisar os critérios de identidade de conteúdo conceitual presentes nos §§ 3 e 8 da Conceitografia com o objetivo de mostrar que Frege apresentou uma caracterização híbrida da noção de conteúdo conceitual (valor semântico) e (ii) fazer considerações a respeito de relações que podemos estabelecer entre os critérios intensionais e extensionais de Frege e Richard Kirkham presentes no livro Teorias da Verdade: Uma Introdução Crítica. Com tais comparações pretendemos averiguar: (iii) se o critério de identidade do § 8 da Conceitografia é idêntico ao critério extensional de equivalência material de Kirkham e (iv) se o critério de identidade do § 3 da Conceitografia é mais forte, mais fraco ou idêntico aos critérios intensionais de equivalência essencial e de equivalência de sinonímia de Kirkham.


Palavras-chave


Filosofia da Linguagem, Lógica, Gottlob Frege

Texto completo:

PDF

Referências


DUMMETT, Michael. The Interpretation of Frege’s Philosophy. Cambridge, MA: Harvard University Press. 2ª ed., 1981.

________. Frege Philosophy of Language. EUA: Harvard University Press. 2ª ed., 1981.

FREGE, Gottlob. “Begriffsschrift, a formula language, modeled upon that of arithmetic, for pure thought”. In: HEIJENOORT, Jean van. From Frege to Gödel: A Source Book in Mathematical Logic 1879-1931. Cambridge: Harvard University Press, 1967, pp. 1-82.

________. “On Concept and Object”. In BEANEY, Michael. The Frege Reader. London: Blackwell Publishing Ltd., 1ª ed., 1997, pp. 181-193.

________. “On Sinn and Bedeutung”. In: BEANEY, Michael. The Frege Reader. London: Blackwell Publishing Ltd., 1ª ed., 1997, pp. 151-171.

________. “Function and Concept”. In BEANEY, Michael. The Frege Reader. London: Blackwell Publishing Ltd., 1ª ed., 1997, pp. 130-148.

KENNY, Anthony. Frege: an introduction to the founder of Modern Analytic Philosophy. Londres: Penguin Books, 1995.

KIRKHAM, Richard. Teorias da verdade: Uma introdução crítica. Tradução de Alessandro Zir. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.

MACBETH, Danielle. Frege’s Logic. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2005.

MENDELSOHN, Richard. The Philosophy of Gottlob Frege. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

NOONAN, Harold. Frege A Critical Introduction. Inglaterra: London: Polity Press. 1ª ed., 2001.

PETER, Long; WHITE, Roger. Posthumous Writings. Chicago: Editora da Universidade de Chicago, 1979.

RODRIGUES, Abílio Azambuja. Frege, fazedores-de-verdade e o argumento da funda. Tese – Departamento de Filosofia, PUC, Rio de Janeiro, 2007.

SLUGA, Hans. Gottlob Frege. London: Routledge e Kegan Paul Ltd., 1980.

WEINER, Joan. Frege Explained. From Arithmetic to Analytic Philosophy. LaSalle: Open Court Publishing, 2004.

________. Frege in Perspective. Cornell: Cornell University Press, 2008.




DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v5i10.2894

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v5i10.2894.g1879

Direitos autorais 2014 Pensando - Revista de Filosofia




INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X