Arte, Educação, Cultura: Uma reflexão a partir de Friedrich Nietzsche e Vilém Flusser

Debora Pazetto Ferreira

Resumo


Este artigo propõe uma reflexão sobre arte, filosofia, cultura e educação balizada pelos pensamentos de Friedrich Nietzsche e Vilém Flusser. Avesso à erudição acadêmica e profissionalizante, o jovem professor Nietzsche criticava a cultura histórica que segregou o pensamento e a maneira de viver. A essa tendência, o autor opunha uma educação artística, ou seja, uma formação para o pensamento livre e para a criatividade. Este conceito é basilar no pensamento de Flusser e deve ser entendido em consonância com o termo grego poiesis, isto é, instauração de elementos novos na realidade, passagem do não-ser ao ser, abertura de novos caminhos. Trata-se de uma caracterização complexa e extremamente inspiradora para uma reflexão sobre processos educativos que valorizam aquilo que ambos os autores consideram ser o mais próprio do homem: a capacidade de criar.

Abstract: This paper establishes a reflection about art, philosophy, culture and education inspired by the thoughts of Friedrich Nietzsche and Vilém Flusser. Disinclined to academic and specialised learning, the young teacher Nietzsche criticized the historical culture that had created a separation between the ability of thinking and the ways of life. To this tendency, the author opposed an artistic education, that is, an education towards free thought and creativity. This concept is fundamental in Flusser`s philosophy and must be understood in accordance with the Greek word poiesis, which means the introduction of new elements in reality, the passage from not-being to being, the opening of new routes. This is a complex conceptualization and yet extremely inspiring to a reflection about educational processes that accentuate what both authors consider the most essential human feature: the capacity to create.

 

Keywords: education, art, philosophy, learning, culture.

 


Palavras-chave


educação, arte, filosofia, ensino, cultura

Texto completo:

PDF

Referências


DIAS, Rosa. Cultura e educação no pensamento de Nietzsche. Impulso, n. 28. pp. 35-42. Disponível em: . Acesso em: março, 2015.

__________. Nietzsche educador. São Paulo: Scipione, 2003.

FLUSSER, Vilém. Língua e Realidade. Terceira edição. São Paulo: Annablume, 2007.

_______________. A arte como Embriaguez. Publicado originalmente em FSP, 06.12.1981, folhetim (255).

_______________. Pós-História - vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Annablume, 2011.

_______________. A história do diabo. São Paulo: Annablume, 2008.

FLUSSER, Vilém; BEC, Louis. Vampyrotheutis Infernalis. São Paulo: Annablume, 2011.

HEIDEGGER, M. Nietzsche. Trad.: Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

KRISTELLER, P.O., “The Modern System of the Arts: A Study in the History of Aesthetics Part I”. Journal of the History of Ideas, Vol. 12, No. 4 (Oct, 1951), pp. 496-527.

NIETZSCHE, Friedrich. Considerações extemporâneas III: Schopenhauer como Educador. Trad. Adriana Maria Saura Vaz. Campinas: FE; Unicamp, 1999.

____________________. Escritos sobre educação. Tradução, apresentação e notas de Noéli Correia de Melo Sobrinho. 5. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Ed. Loyola, 2011.

____________________. Crepúsculo dos Ídolos ou como filosofar a marteladas. Tradução de Carlos Antonio Braga. São Paulo: Escala, 2005.

____________________. Segunda consideração intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

____________________. Obras incompletas. vol. II. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1987.




DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3365

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3365.g2761

Direitos autorais




INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X