Sobre a educação do filósofo-rei e o argumento central da República de Platão
Resumo
Neste artigo pretendemos demonstrar como o argumento central da República de Platão que institui o filósofo como o indivíduo virtuoso por excelência e chefe político da cidade justa pode ser lido de modo a evitar a crítica de recentes estudiosos da obra que pretendem que a caracterização geral da educação filosófica descrita no plano pedagógico da República é incapaz de fornecer ao filósofo o elemento indispensável ao seu alto posto moral e político: a sabedoria prática para dirigir sua vida moral íntima e governar a cidade justa. Tal questão será resolvida dentro da problemática em que se insere através de uma correta interpretação sobre o que significa o conhecimento da Forma do Bem à filosofia platônica bem como de uma correta compreensão da concepção de educação que norteia Platão em sua obra.
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DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3368
DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3368.g2763
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