A tentação hegeliana em "Do Texto à Ação"

Marcos Fabio Alexandre Nicolau

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar as idéias e as críticas de Paul Ricoeur à filosofia hegeliana realizadas em seu Do texto à ação, especificamente no capítulo sobre a Razão Prática. Nesse específico capítulo, a sua principal motivação será a de solucionar a problemática criada pela idéia de um projeto, para ele impossível, de uma mediação total (a tentação hegeliana). Como a proposta de Ricoeur desenvolve-se a partir de uma hermenêutica baseada na fenomenologia, concebe o agir humano como um dos eixos essenciais de sua reflexão. Dessa forma busca um conceito de razão prática que satisfaça à racionalidade científico-técnica e que, ainda assim, seja digno de chamar-se Razão. Para isso, Ricoeur se ocupa do plano da teoria contemporânea da ação e da sociologia compreensiva, a partir dos conceitos delas decorrentes: razão de agir, raciocínio prático, regra de ação e conduta submetida a regras. Essas análises levarão ao limiar das duas grandes problemáticas clássicas de ação sensata, as da razão prática de Kant e da Sittlichkeit - vida ética concreta - de Hegel.


Palavras-chave


Hegel, Ricoeur, razão prática, Kant

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v2i3.439

DOI (PDF): https://doi.org/10.26694/pensando.v2i3.439.g556

Direitos autorais




INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X